
Após a premiação, na última segunda-feira, 25, a artista dedicou a conquista aos colegas atores de todo o Brasil e aos profissionais que trabalharam com ela na produção da TV Globo. Na cerimônia celebrada em Nova York, Montenegro venceu a disputa na categoria Melhor Atriz, em que concorria com a sueca Lotta Tejle e a chinesa Li Sun.
Exibido em dezembro de 2012, o especial 'Doce de mãe' conta a história de uma mulher que, aos 85 anos, perde a companhia de sua empregada e amiga, de quem recebia cuidados especiais há 27 anos. Sem o apoio da funcionária Zaida (Mirna Spritzer), a protagonista Dona Picucha (Fernanda Montenegro) se vê envolvida na disputa de responsabilidades entre os quatro filhos, que propõem soluções diferentes para a solidão da mãe.
Em 1999, Fernanda Montenegro recebeu a maior honraria concedida pela Presidência da República a um cidadão brasileiro. A Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito foi entregue à veterana pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso em "reconhecimento ao destacado trabalho nas artes cênicas brasileiras". À época, Fernanda havia sido indicada ao Oscar de Melhor Atriz por 'Central do Brasil', em um papel que lhe rendeu o Urso de Prata no Festival de Berlim.