O presidente Barack Obama homenageou nesta quarta-feira, 20, americanos de destaque em diferentes áreas, como o ex-presidente Bill Clinton (1993-2001) e a apresentadora Oprah Winfrey, que ganharam a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais alta honra civil dos Estados Unidos.
saiba mais
De acordo com Obama, o "Post" de Bradlee, que derrubou o presidente Richard Nixon, foi uma lembrança de que "nossa liberdade como nação descansa na liberdade de imprensa". Obama também condecorou postumamente a primeira astronauta americana em órbita, Sally Ride, que faleceu no ano passado.
"Como a primeira mulher americana no espaço, Sally não rompeu apenas a barreira da estratosfera, mas se lançou contra ela", disse Obama. "E, quando voltou para a Terra, dedicou sua vida a ajudar as mulheres a se sobressaírem em campos como a Matemática, a Ciência e a Engenharia".
Outras duas medalhas foram entregues de maneira póstuma: uma, ao ativista dos direitos civis Bayard Rustin, assessor de Martin Luther King Jr.; e outra, ao ex-senador Daniel Inouye, primeiro americano de origem nipônica a chegar ao Congresso, representando o Havaí.
Entre outros agraciados, estão o ex-senador republicano e defensor da não proliferação nuclear Richard Lugar e o psicólogo de origem israelense ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002, Daniel Kahneman.
A Medalha Presidencial da Liberdade é concedida a pessoas que tenham feito "contribuições especialmente meritórias para a segurança, ou para os interesses nacionais dos Estados Unidos, para a paz mundial, ou a significativos empreendimentos públicos, ou privados, culturais, ou de outro tipo".