A princípio, Charles teria classificado o incidente como uma simples "desavença de casal" e afirmou que, apesar de ter feito o gesto de pegar a esposa pela garganta, não chegou a apertá-la. As fotos, segundo ele, teriam feito sua atitude parecer mais grave do que realmente era. Mais tarde, Saatchi voltou atrás e admitiu aos oficiais que enforcou a esposa durante uma briga.
"Apesar de Nigella não ter registrado queixa, eu me dispus a ir até a estação policial e receber uma advertência", declarou Charles ao jornal londrino Evening Standard. Representantes da Scotland Yard, força policial britânica, confirmaram em comunicado à imprensa que "na segunda-feira, 17 de junho, um homem de 70 anos compareceu voluntariamente à estação policial central de Londres e recebeu uma advertência por agressão".
Nigella Lawson casou-se com o publicitário e colecionador de arte Charles Saatchi há 10 anos. Nesta segunda-feira, a assessoria da chef e apresentadora confirmou que ela deixou a casa onde vivia com o marido, levando os dois filhos de uma relação anterior.