Mexerico

Nova versão de 'Saramandaia' tira novela do nordeste e terá gravações no interior de Minas

Releitura de Ricardo Linhares para trama de Dias Gomes estreia em junho na TV Globo

Agência Estado

Fernanda Montenegro está entre as estrelas confirmadas no elenco da nova versão
Com elenco fechado e enxuto - apenas 34 personagens - a nova 'Saramandaia' começa a ser gravada para a Globo em 1º de abril, para estrear em junho. E, se o enredo original de Dias Gomes situava Bole-Bole no interior de Pernambuco, como uma cidadezinha perdida no tempo, a releitura de Ricardo Linhares contará com locações por várias regiões do País.

 

Entre praias, canaviais e fazendas, a Globo gravará cenas no Maranhão, em Pernambuco, no interior dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, para depois integrar tudo isso via computação gráfica e então criar a cidade e seus arredores, traçando então uma unidade visual. Diferentemente da original, a produção da vez não terá o Nordeste como referência.


"O modo de narrar a história é contemporâneo", reforça Linhares. "As relações entre os personagens e os conflitos são atuais. Descartei diversos núcleos datados e criei tramas e personagens novos, alguns com características de realismo mágico como os personagens da Lilia Cabral, da Fernanda Montenegro e do Tarcísio Meira, que não existiam na primeira versão", relata o autor. "O romance entre a Lília Cabral/Vitória e o José Mayer/Zico Rosado foi criado especialmente por mim para esta versão", conta.

Personagens emblemáticos como Zico Rosado, João Gibão, Aristóbulo, Risoleta, dona Redonda, seu Encolheu, Marcina e Cazuza serão preservados. O elenco conta ainda com Leandra Leal, Vera Holtz, Matheus Nachtergaele, Gabriel Braga Nunes, Ilva Nino Renata Sorrah, Sérgio Guizé, Chandelly Braz, Marcos Palmeira, Marcos Pasquim, Lívia de Bueno e André Bankoff.