Mexerico

'Peixonauta' estreia 2ª temporada com temas delicados

Animação aborda questões sobre meio ambiente e vida sustentável em novos episódios, distrubuídos em 73 países

Agência Estado

Com episódios gravados em português e inglês, as aventuras do Peixonauta são adaptadas para 73 países
Sucesso nas feiras do mercado de televisão mundo afora, o "Peixonauta" estará de volta ao Brasil na segunda-feira, às 11h30, quando estreia a segunda temporada no Discovery Kids. O agente secreto de uma organização voltada para a sustentabilidade terá missões animadas ao lado dos companheiros Marina, Zico e de Pop, uma bola mágica que se transforma em diferentes objetos para ajudar o trio a encontrar pistas e deixa em polvorosa as crianças que assistem ao desenho em casa.


"Os pais mandam vídeos em que as crianças mexem com a Pop", conta Célia Catunda, umas das criadoras da animação. Desta vez, para que a bola mágica entre em ação, diferentes ritmos são tocados nos desenhos nas cenas em que os personagens ensinam coreografias ao público. "Trabalhamos a Pop mais musicalmente. Eles vão dançar tango, samba, rock. As crianças terão movimentos mais livres. Está mais melódico", explica a autora, que chamou reforço para a trilha sonora. "Nessa fantasia, há uma presença forte das canções da (dupla) Palavra Encantada."

Além de tratar de questões sobre meio ambiente e vida sustentável, os novos 52 episódios terão outros temas contemporâneos. "Vamos falar do relacionamento entre os personagens e também de bullying e da timidez entre as crianças" adianta Célia.

Com formato vendido para 73 países, todos os capítulo do "Peixonauta" são produzidos em português e inglês simultaneamente. Em alguns dos lugares onde é exibido, o desenho precisou passar por adaptações. "Nos países árabes, não pode haver um porco que aparece em alguns episódios. Eles também editaram as imagens que mostram a sola do sapato dos personagens", revela a diretora, que se surpreendeu ao ver a versão dublada em idiomas que desconhece. "A gente ouviu em árabe, na versão que passa na Al-Jazira. Estava muito benfeito, a sincronia da boca dos personagens estava parecida", conta Célia.

Por conta do êxito comercial, "Peixonauta" também ganhou uma extensa lista de produtos licenciados, que vão desde bichos de pelúcia, álbum de figurinhas, material escolar e até fraldas estampadas. Para as crianças mais conectadas, foram criados aplicativos e histórias para tablets. "Chegamos a fazer um projeto para um jogo de (videogame) Wii com a Pop, com 12 fases diferentes, mas não conseguimos viabilizar financeiramente", lamenta a criadora.