O Oscar decidiu servir este ano um cardápio principalmente vegano, mas o chef Wolfgang Puck não deixará de incluir clássicos como caviar, carne wagyu e seus famosos sanduíches de salmão defumado na forma da cobiçada estatueta.
"Trabalhamos com todos os produtos, porque, embora as pessoas gostem do vegano, a maioria come carne e peixe", disse na semana passada Puck, que lidera há 26 anos uma das festas de maior prestígio em Hollywood.
Leia Mais
Chico Buarque deseja boa sorte a Petra Costa no OscarLeandro Karnal fala sobre '1917', favorito ao OscarSeis produções indicadas ao Oscar de melhor filme se inspiram no passadoNova casa é mistura de café e mercadinho italianoRestaurantes de Lourdes retomam a rotina depois do trauma das chuvas Cozinha Santo Antônio combina tradições de Minas com sabores do mundoFormado na cozinha tradicional da França, onde aprendeu em restaurantes de prestígio antes de emigrar para os Estados Unidos, Wolfgang Puck, de 70 anos, insiste em que ele próprio não é vegetariano. Isso não o impede, porém, de apreciar a culinária de produtos vegetais.
"É divertido para nós também. Queremos que todos fiquem felizes e, finalmente, podemos fazer comida vegetariana que realmente seja gostosa sem tirar do cardápio a carne, ou o peixe", comentou.
À frente de um império gastronômico que inclui dezenas de restaurantes, de Beverly Hills a Singapura e Reino Unido, Puck já oferece em seus estabelecimentos "menus de degustação vegetarianos".
Desta forma, garante que enfrentou poucos problemas para se adaptar à mudança de última hora decidida pela Academia.
"É fácil, porque temos todos os chefs dos nossos diferentes restaurantes para os quais eu posso ligar e perguntar: 'O que você está fazendo de vegano?'", afirmou.
Como resultado, o chef e seu exército de cozinheiros puderam adicionar 18 pratos vegetarianos ao menu que já havia sido preparado para o jantar de gala que servirá cerca de 1.500 convidados.
O tempurá de batata-doce com aioli de hortelã e coentro será servido ao lado do hambúrguer miniatura de wagyu, assinatura do chef Puck. E a torta de frango com trufa negra acompanhará pratos como tagine e cuscuz de legumes, ou a berinjela com molho Hunan em uma cama de arroz negro.
Na seção de doces, o chef francês Kamel Guechida não se intimidou ao deixar de lado a manteiga e os ovos.
"Todas as matérias-primas podem fazer sobremesas requintadas", garantiu ele.
"Usamos muito leite de amêndoa e coco e superamos as dificuldades em encontrar substitutos"... como o chocolate vegano Valrhona, que permitirá a produção das famosas estatuetas douradas que imitam o Oscar.
Cerca de 5.000 peças serão preparadas para a gala, o que representa cerca de 400 kg de chocolate.