Em sua 14ª edição, programada para todo o mês de maio, o Burger Fest terá 19 estabelecimentos participantes em Belo Horizonte, uma das seis capitais brasileiras listadas na promoção. “Na minha concepção, o essencial para um hambúrguer ser considerado bom é ele ter uma bela carne e um ótimo pão”, indica Rafael Biagioni, chef do Savá Pub, em sua quarta participação.
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Além de veteranos como o Savá Pub, novas casas participam da edição deste ano. Entre elas está o Soul Jazz Burguer, onde os pratos recebem nomes de canções clássicas do soul e do jazz. O lanche criado para o evento foi batizado de Back to black, música de Amy Winehouse (1983-2011).
“A gente sempre tenta relacionar os nossos pratos com algum clássico do jazz. No caso do Back to black, achamos o nome do corte da carne (black angus) em comum com a música da Amy”, explica Maíra Marcolina, proprietária do Soul Jazz Burguer.
O sanduíche em homenagem a Amy Winehouse leva blend de black angus de 180g, queijo cheddar, cebola caramelizada, redução de balsâmico no pão focaccia artesanal e maionese de bacon. Ele tem o custo de R$ 38.
Outro novato no festival é o Coreu Burguer.
“O mais complicado na composição deste prato foi o pouco tempo que tivemos para criar. Só fomos avisados de que iríamos participar do festival 10 dias antes da estreia. Então, tive que tirar da minha cabeça a receita do pão e pensar qual carne colocar. Tive que tomar muito cuidado na mistura dos ingredientes para que um não tirasse o sabor do outro”, contou Rodrigo.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Eduardo Murta.