Há quatro anos, o chef Eduardo Maya criou o Projeto Aproxima com o objetivo de valorizar o produtor local, a economia familiar e a gastronomia regional. Por quatro meses, a feirinha funcionou no Mercado Distrital do Cruzeiro, mas depois se tornou um evento itinerante. “O propósito inicial sempre foi rodar, apesar de termos passado um tempinho no Distrital. Ali acabou ficando pequeno pra gente. Quando o evento roda, ele amplia público, gera mais oportunidades”, ressalta Maya.
Leia Mais
Festa e militância vão marcar as comemorações do orgulho LGBT em BH; confira programaçãoRestaurante em BH oferece opções saudáveis de hambúrguer, coxinha e pizza Humorista imita famosos em Más companhias, no domingo, em BHEmpório especializado divulga a gastronomia e a cultura do Japão em BH
Entre os convidados estão o cozinheiro americano Chef Chad, que fará hambúrguer com toques mineiros, e os organizadores da Chega Junto, feira de gastronomia carioca. A Aproxima terá outro tempero especial: a solidariedade. “É uma experiência muito interessante, porque, além da oportunidade de experimentar comidas típicas de outros lugares do mundo, vamos ajudar refugiados que encontraram abrigo e um novo lar aqui no Brasil. É o caso de sírios, venezuelanos e muitos africanos”, salienta Maya. Cada edição do evento costuma reunir cerca de 5 mil pessoas.
Entre os pratos tipicamente mineiros da Aproxima de inverno estão a coxinha de rabada do Omilia, as massas artesanais d’O Sentido do Gosto, a pizza de carne de sol com requeijão de raspa da Pitza 1780 e o tradicional frango ao molho pardo do restaurante Maria das Tranças. A feirinha também aposta em sucessos de outras edições, como o pão com linguiça artesanal würscha e os cones de camarão do Classe A.
O chef Rodrigo Zarife vai preparar a tradicional paella espanhola. Também não faltará a paella mineiríssima.
O sucesso do Projeto Aproxima, acredita ele, vem da linguagem e do conceito adotados. “As pessoas sabem exatamente qual é a nossa filosofia. Temos vários eventos similares que focam nesse nicho, mas, por falta de um conceito definido, eles não obtêm tanto êxito. A nossa Aproxima, como o próprio nome diz, aproxima o produtor do consumidor final, seja físico ou jurídico – e isso é muito importante. É muito mais uma vitrine do que um estande de vendas”, destaca Maya.
FEIRINHA APROXIMA DE INVERNO
Sábado (7), das 10h às 17h.
Praça Marília de Dirceu, Bairro de Lourdes.
.