Ninguém tem dúvidas da riqueza da cozinha de Minas Gerais – reconhecida até internacionalmente. Mas só a partir do ano passado é que o estado passou a fazer parte do Mesa ao Vivo, considerado o maior circuito de gastronomia do país. Promovido há 15 anos pela revista Prazeres da Mesa, o festival já faz parte do calendário de Belo Horizonte. “Mesmo sendo apenas a segunda edição, ele já foi incorporado pelos mineiros. É um circuito que engloba palestras, aulas, oficinas, degustações, além de permitir o convívio com renomados chefs e produtores, e claro, conhecer as novidades da gastronomia de uma maneira geral. Ou seja, proporciona aos leitores da revista, tudo que os editores e repórteres já estão acostumados”, afirma Marcelo Wanderley, correalizador do Mesa ao Vivo em Minas Gerais.
Leia Mais
Sem usar insumos de origem animal, padaria vira alternativa na Região LesteCircuito gastronômico de favelas estreia 2ª edição neste final de semanaCervejaria alemã Hofbräuhaus reabre no Cidade Jardim com alma abrasileiradaRelembre as andanças do chef Anthony Bourdain por BH e MinasRestaurante inaugurado na Sagrada Família serve delícias do MéxicoO tema “Culinária das Minas Gerais: a tradição dos produtores para uma cozinha em evolução” tem como objetivo valorizar e divulgar os nossos produtos como ressalta Marcelo Wanderley.
Um dos diferenciais do Mesa ao Vivo – como o próprio nome diz – é a oportunidade de conferir grandes nomes da gastronomia literalmente com a mão na massa. Os frequentadores poderão ver em ação chefs e profissionais do setor como Jefferson Rueda e Saiko Izawa (Casa do Porco/SP); Oscar Bosch (Tanit/SP); Ian Baiocchi (Íz Restaurante/GO); a comitiva baiana composta por Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Restaurante Origem/BA); Caco Marinho (DOC Casual Dinning/BA); e Tereza Paim (Casa da Tereza e Restaurante do Convento/BA), além dos anfitriões como Pablo Oazen (Garagem Gastrobar e vencedor da última edição do reality Masterchef profissionais); Leo Paixão (Glouton); Rusty Marcellini (CBN Sabores); Ivo Faria (Vecchio Sogno); Kiki Ferrari (Chefn’boss e Svärten Mugg Taverna); Rodolfo Mayer (Angatu); Elisa Dayrell (Espetacular Doceria); Samira Lyrio e Guilherme Melo (Querida Jacinta); Flavio Trombino (Xapuri), entre outros.
No sábado, o chef Flavio Trombino vai ministrar a aula “Minas de cabo a rabo”, na qual fala de produtos do nosso cotidiano e que, “teoricamente”, são proibidos na cozinha. “É um tema polêmico. Mas acho importante comentar. Vou preparar um chouriço, que leva sangue, para ilustrar o debate”, avisa. O chef pretende levantar uma questão frequente nos debates sobre o valor da gastronomia: Porque a gastronomia ainda não é considerada um bem cultural? “Em Minas e BH isso é muito presente.
O Mesa ao vivo é promovido pelo Mundo MESA em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado de Minas Gerais, e tem o apoio do jornal Estado de Minas e do portal Uai.
MESA AO VIVO MINAS GERAIS
Sexta e sábado, das 11h às 20h, no Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329, Nova Granada). Ingressos: R$ 90 (um dia de evento); R$ 160 (dois dias de evento). Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia. Vendas, informações e programação: www.mesaaovivominasgerais.com.br..