Que Belo Horizonte ostenta o título de capital nacional dos botecos não é novidade pra ninguém. A questão é outra: como descobrir os melhores bares?. Com centenas de estabelecimentos espalhados por toda a cidade – 28 por quilômetro quadrado, de acordo com levantamento recente da Prefeitura de Belo Horizonte –, não é lá muito fácil mapear as casas que mantêm o famoso jeitinho belo-horizontino nos petiscos e no atendimento.
O festival Botecar foi criado justamente para traçar a cartografia etílico-gastronômica da cidade. Aproveitando a chegada do calor, o evento realiza edição especial às vésperas do verão, com programação até 10 de dezembro. No primeiro semestre, várias casas brilharam no Botecar 2017. Agora, outras 10 se juntam a elas em busca de uma das cinco vagas para 2018.
“Boteco de raiz trabalha com ingredientes semimanufaturados, menos industrializados e mais in natura. O proprietário assume a gestão do bar. Geralmente, é um negócio familiar.
Dos 45 estabelecimentos participantes do Botecar de Verão – A seletiva, 35 bateram ponto na edição realizada no primeiro semestre, conquistando tanto o público quanto a comissão de jurados. Em 2018, eles estarão de volta ao evento. Outros 10 foram convidados para disputar cinco vagas – os melhores ganharão um lugarzinho no festival do ano que vem. São eles: Alcateia, Bar du João, Bar dos Meninos, Boi Lourdes, Cantim, Incrível, Lotys Grill, Palabrasa, Postinho Alaska e Tia Penha.
AGOSTO O campeão do Botecar 2017 foi o Agosto Butiquim, com o Vazio carnudo: prato meio cheio de tudo. O nome é homenagem ao poema Vazio agudo ando meio cheio de tudo, de Paulo Leminski (1944-1989).
“Gostamos muito de literatura. Então, sempre que possível, procuramos manter esse diálogo”, afirma o proprietário do Agosto, Lucas Brandão. Nesse prato, a fraldinha – conhecida em algumas regiões como vazio – recebe molho de cerveja preta e chega à mesa acompanhada por palitos de mandioca com queijo canastra, gergelim preto, pétalas de cebola roxa e conserva de abobrinha.
“O malte da cerveja puxa um pouco para o doce. Temos a textura da mandioca e a acidez do queijo”, explica Brandão. A cada edição é criada nova combinação, que costuma cair nas graças dos clientes. “De tempos em tempos, retiramos a opção do cardápio para que o bar não fique com muitos pratos. As pessoas gostam muito dela, então temos que substituí-la por algo que agrade tanto quanto.
A votação fica a cargo do público e do júri especializado, que visita todas as casas para avaliar atendimento, sabor, criatividade do prato e infraestrutura.
Entre os já selecionados para 2018 – que também participarão desta edição de verão – figuram botecos tradicionais da cidade, como o Bar da Lora, no Mercado Central, que apresenta o Ragu no rabo ao creme de milho, preparado com rabinho de porco ao molho e creme de milho; e o Barbazul, no Funcionários, que chamou a atenção com o seu Raízes de Minas – bife de chorizo serenado, trouxinha de mostarda recheada de farofa de carne-seca e banana-da-terra empanada.
NA DISPUTA O Alcateia, no Bairro Grajau, é um dos 10 candidatos ao Botecar 2018. Está concorrendo com a Costelinha embriagada: costela marinada na cachaça acompanhada de batatas rústicas, queijo, bacon, farofa e geleia de pimenta.
O Lotys Grill participa com o Ancho uai, sô. O corte argentino de carne bovina grelhado chega à mesa com batatas rústicas e crisp de bacon.
“Com o Botecar, aumenta a procura pelo nosso bar. O evento coloca a casa em evidência. Então, procuramos fazer nossa parte, com atendimento bacana e prato saboroso”, afirma Fábio Targino, proprietário do Lotys Grill.
PREÇO ÚNICO O preço do combo da seletiva de verão é R$ 34,90 e dá direito à iguaria inscrita harmonizada com Brahma Extra. Os endereços e as iguarias preparadas por todos os 45 participantes do evento podem ser consultados no site www.botecar.com.br.
BOTECAR DE VERÃO – SELETIVA
Os concorrentes
ALCATEIA
Prato: Costelinha embriagada. Costelinha marinada na cachaça com tempero especial Alcateia, batata rústica com ervas, queijo, bacon, geleia de pimenta e farofa
» Avenida Silva Lobo, 2.039, Grajau, (31) 3566-1458
BAR DOS MENINOS
Prato: Trem de cumê. Barriga assada na brasa com batata com ervas na manteiga de garrafa, pimenta-biquinho, cebola roxa em lascas e molho da casa
» Rua Lindolfo Deodoro, 503, Salgado Filho, (31) 3313-5821
BAR DU JOÃO
Prato: Panela do João.
» Rua Júlio Diniz, 77, Santa Branca, (31) 3586-6851
BOI LOURDES
Prato: Carne de lata. Carne de lata com molho de jabuticaba picante, batata rústica e farofinha de alho
» Rua Curitiba, 2.069, Lourdes, (31) 3292-4372
CANTIM
Prato: Quarteto fantástico. Bolinhos de abóbora com carne-seca, catupiry, arroz com parmesão, croquetes de carne e de mandioca com alho-poró e bacon
» Rua Pium-í, 680, Anchieta, (31) 97348-6023
INCRÍVEL BAR E RESTAURANTE
Prato: Polpetone incrível. Blend de polpetones recheados com queijo canastra ao molho vermelho e medalhão de batatas com especiarias
» Rua Ilacir Pereira Lima, 193, Silveira, (31) 3087-2090
LOTYS GRILL BAR
Prato: Ancho uai, sô. Ancho grelhado ao molho madeira com batata rústica, alho frito e chips de bacon
» Avenida Portugal, 555, Jardim Atlântico, (31) 2527-9364
PALABRASA BAR E RESTAURANTE
Prato: Boi no brejo. Carne cozida ao molho Palabrasa
» Avenida Izabel Bueno, 710, Jaraguá, (31) 3656-5080
POSTINHO ALASKA
Prato: Dadinho de tapioca com pimenta-biquinho. Bolinho de tapioca com geleia de pimenta-biquinho
» Avenida Bandeirantes, 20, Mangabeiras, (31) 3653-6230
TIA PENHA
Prato: Costelinha Tia Penha. Costelinha na farofa de limão pepper com barbecue de goiabada e batata baby salteada na manteiga
» Avenida Contagem, 1.760, Santa Inês, (31) 3465-2063.