Mas é o colorido das frutas e dos legumes nas barracas que proporciona um visual sedutor. E o som é um só: “Olhe as verduras fresquinhas. Vamos aproveitar!”. Música para os ouvidos. E quem dá o ritmo sabe que agrada a clientela. “Não existe feira sem gogó”, diverte-se Roselani Martins Adriano, que divide a barraca Verduras Adriano, uma das mais antigas e famosas do mercado, com suas irmãs, Rosilei e Rosely. “Foi da minha avó, depois de meu pai e agora é nossa”, orgulha-se. É o trio parada dura. “Somos tradição aqui”, dizem. É verdade. A chefe de cozinha Célia Braga é uma cliente fiel das “Roses”. “Há oito anos, venho pelo menos uma vez por semana e quando não posso elas separam as verduras para mim. Para uma boa salada, é preciso conhecer a procedência dos produtos. Aqui, isso é garantido”, diz Célia, enquanto escolhe o que vai levar para o almoço. Nas mãos, uma lista enorme e intrigante. Claro, a equipe não resistiu e sondou o que estaria à mesa. “É o molho de iogurte para saladas”, revela. E já que encontrou tudo que precisava, ela nos convida para o almoço. Impossível recusar. Na sua cozinha, as verduras do trio parada dura ganham mais vida e sabor. “O molho é leve e ideal para entrada de peixes e picanha”, garante. Realmente, dá um tempero a mais à salada e o que já era bom, com o toque de Célia, fica ainda melhor.
Ingredientes:
• 100 ml de iogurte natural ou coalhada
• Suco de 1 laranja
• Raspa de meio limão siciliano
• 1 pedaço de gengibre ralado
• Sal a gosto
• Pimenta-do-reino a gosto
• Meio maço de salsinha picada
Como fazer Molho de iogurte para saladas
Misturar os ingredientes em um recipiente. Depois de bem misturado, guardar na geladeira por 12 horas, com a vasilha tampada. Servir juntamente com a salada.
A receita fornecida por Célia Braga, de Belo Horizonte foi originalmente publicada no Guia Sabores de Minas, em abril de 2007