É fato: a Pampulha está em alta, desde que o conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer conquistou, em julho, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade concedido pela Unesco. O reconhecimento serviu de inspiração para a sétima edição do Circuito Gastronômico da Pampulha, com pratos inéditos em homenagem à região. Afinal, para muita gente, ela ainda é uma incógnita no que diz respeito a restaurantes.
“O festival surgiu por iniciativa dos próprios estabelecimentos, a partir da vontade de fortalecer a área. Queremos mostrar que a Pampulha tem boa gastronomia, além de ser referência em esporte e lazer”, diz um dos organizadores, Marcelo Haddad, sócio-proprietário do Paladino.
“Será um evento metalinguístico, porque um triunfo como esse tinha de ser registrado por nós”, completa Breno Pellegrino, sócio-proprietário da Taberna Livorno. Em 2015, a casa recebeu o prêmio de melhor prato do circuito, em eleição por meio de voto popular e de júri especializado. A premição se repetirá em 2016.
“Quando os guias eram impressos, o que ocorreu até 2015, muitos ficavam dentro da gaveta. Com o aplicativo, o acesso é fácil, evitando desperdício de papel”, diz Haddad. No entanto, nos primeiros dias desta edição do festival houve reclamações nas redes sociais. As pessoas se queixavam de não conseguir usar o aplicativo. “Aos poucos, estamos atualizando o sistema. Os restaurantes são flexíveis, abrindo exceções para quem baixou o aplicativo, mas não conseguiu gerar o cupom”, explica Haddad.
Para estabelecimentos como a Taberna Livorno, fundada em 2014, o circuito traz a oportunidade de figurar ao lado de locais reconhecidos, como o Maria das Tranças e a Olegário Pizza e Forneria. “É a chance de trabalharmos juntos com quem tem nome forte. Estamos tentando nos firmar”, diz Pellegrino. Sua casa oferece o prato cartão-postal, que custa R$ 52: filé suíno ao chutney de goiabada, acompanhado por risoto de queijo canastra com toque de cachaça e couve crocante.
O Xapuri aproveita a oportunidade para apresentar novas criações. Uma delas é o filé à Oscar Niemeyer: filé curado temperado com pimenta-de-macaco, arroz mexido com farofa de ovos e alho confit, vinagrete de jiló com limão capeta e coentro, man
CIRCUITO GASTRONÔMICO DA PAMPULHA
Até 6 de novembro.
PARTICIPANTES
Anella, Barolio, Burgueria, Butiquim Seu Jorge, Degraus, La Palma, Maria das Tranças, Olegário Pizza e Forneria Pampulha, Paladino, Parrillero, Petisqueira, Planeta Lúpulo, Sushinoto, Taberna Livorno, Tokyo Sushi Lounge, Tudo na Brasa, Único Pampulha
e Xapuri.