

saiba mais
Mineiros também marcarão presença: Caetano Sobrinho (A Favorita), Flávio Trombino (Xapuri) e Ivo Faria (Vecchio Sogno) estão entre eles. Comidas locais também foram selecionadas, como a empada de queijo da lanchonete Café com Prosa, em Entre Rio de Minas, e o bolo da Matilda, da confeiteira belo-horizontina Luana Drumond, que leva chocolate e caramelo.
Todas essas atrações foram escolhidas a partir das viagens da Expedição Fartura realizadas nos últimos quatro anos. Equipe liderada por Rusty Marcellini, curador do festival, realizou pesquisa de ingredientes, produtores, chefs e receitas em 21 estados brasileiros. Foram mais de 60 mil quilômetros rodados e 150 cidades visitadas.
“A logística envolvida para que a comida chegue à praça é significativa. Ano passado, servimos 10 toneladas de comida em 25 mil pratos. Este ano, metade dos chefs é de fora de BH, então, dá para pensar que há umas cinco toneladas de comida voando por aí”, comenta Rodrigo Ferraz, organizador do evento.
Festival Fartura
Sábado e domingo, das 12h às 22h, na Praça José Mendes Júnior (entre o Palácio da Liberdade e a Rua da Bahia). Ingressos: R$ 15 (valor revertido para doação ao Servas) ou 5kg de alimento não perecível (exceto fubá e sal) no supermercado Verdemar (unidades Sion, Buritis e Raja Gabaglia). Informações: www.farturagastronomia.com.br
Neste sábado, as atrações musicais vão das 13h às 20h30, incluindo nomes como o pandeirista Túlio Araújo, o grupo de jazz Hammond Grooves, o violonista Juarez Moreira e a cantora Anelis Assumpção (com o convidado Arnaldo Antunes). Domingo, na mesma faixa de horário, sobem ao palco o bandolinista Halmiton de Hollanda e as cantoras Érika Machado, Céu e do Coletivo A.N.A., entre outros. Nas artes cênicas, destaque para as trupes do Giramundo (com Pedro e o lobo, hoje) e Armatrux (A banda, no amanhã).