

A premiação foi anunciada em Londres, durante cerimônia, que reuniu grande número de chefs vitoriosos, menos os dois únicos brasileiros da lista: Alex Atala, do D.O.M, que este ano caiu do sétimo para o nono lugar, e de Helena Rizzo, que caiu cinco posições e ficou no 41º lugar. A lista é elaborada anualmente pela revista britânica Restaurant, que conta com um corpo de cerca de mil jurados ao redor do mundo.
Administrado pelos três irmãos Roca – Joan, que chefia a cozinha; Jordi, na confeitaria, e Josep, responsável pelos vinhos e pelo salão – o El Celler de Can Roca pratica uma culinária espanhola moderna, que dá preferência a ingredientes catalães. Lá, estagiou o brasiliense Lui Veronese, chef do restaurante Cru Balcão Criativo, que funciona no Clube de Golfe. “Lembro da festa que foi quando ganhamos o prêmio em 2013”, exclamou Veronese, que se considera “eterno integrante da equipe Roca”.
Surpresa
A principal surpresa ficou por conta do peruano Central, que obteve o quarto lugar na lista, subindo onze posições. Com isso, ele se torna o primeiro restaurante da América Latina, um posto que já pertenceu ao paulistano D.O.M. de Alex Atala. Outro peruano, Astrid y Gastón, de Gaston Acurio, conquistou o 14º lugar. Completa o grupo top five o Eleven Madison Park, de Nova York, comandado por Daniel Humm, que foi escolhido o chef do ano pelos seus colegas. Veja aqui a lista completa dos 50 melhores restaurantes do mundo.