Para quem não hesita em fotografar o prato antes da refeição para publicá-lo nas redes sociais, os restaurantes israelenses Carmel e Catit, em Tel Aviv, se juntaram em um novo projeto para unir tecnologia e gastronomia. O Foodography é uma série com duas receitas gourmet baseadas em um menu elaborado com vinho, servidas em pratos que vêm com suporte acoplado para celulares calculados para registrar uma boa foto. A experiência, com duração de uma hora, custa 155 dólares e será servida até junho deste ano.
Segundo representantes da Carmel Winery, inaugurado em Tel Aviv, em 1882, a ação tem objetivo de reconectar ambos os restaurantes a uma nova geração de clientes que se identifica com a comida através dos smartphones. As fotos registradas durante a experiência podem ser vistas no Instagram, com a hashtag #fdgr.
Designado “The Limbo”, um dos pratos servidos no Foodography possui um encaixe para o aparelho em uma extremidade e uma grande curva na outra, que funciona como um plano de fundo para a foto. Já o “The 360” mantém a câmera na lateral do prato além de ter uma superfície giratória em que permite capturar, facilmente, vistas de 360º em vídeos curtos.
Além do inovador design do prato, um fotógrafo irlandês renomado foi convidado para ministrar um workshop sobre técnicas de fotografia gastronômica enquanto os clientes comem. Com o sucesso do projeto, de acordo com a Carmel Winery, a adega já aumentou 13% desde o lançamento da ação.