Ao executar uma receita de família apertamos nós e laços. De geração em geração perpetuam-se aromas, sabores e afetos. Lembranças de pessoas queridas, pratos que nos remetem a momentos especiais. Executar uma receita de família não é tarefa fácil. Já gastei muita sola de sapato, gasolina e telefone em busca de ingredientes especiais para receitas mais que especiais. Receitas de vó, de mãe, de tias que até hoje faço e tento ensinar para meus filhos e sobrinhos, para celebrar encontros de família com a mesa posta e comida quente. Receitas simples e outras nem tão simples assim, que por alguma ou várias razões trazem à tona sentimentos e saudades.
Aprender e executar esse tipo de receita é um ato de amor e responsabilidade. Heranças culinárias são decisões pessoais e tesouros inesgotáveis para os que entendem que o sabor do alimento vai muito além do doce e do salgado, do azedo e do amargo. Da mesma forma que nos emocionamos quando ouvimos músicas que marcaram nossas vidas, quem prepara um prato de família deve estar pronto para servir magia e bem-estar, resgatar sentimentos e agradar ao mesmo tempo paladar e à Alma.
A receita de hoje veio de um tempo onde não havia o excessivo mundo de informação sobre comida como existe atualmente. Tudo chegava muito devagar do lado de cá do Equador. Combinações de sabores de outras culturas causavam estranhamento e curiosidade. Combinar feijão com catchup foi realmente uma tarefa inusitada para a época. Nos anos 70, o faroeste italiano passado no México – Chamam-me Trinity – contava a história de um adorável herói vagabundo que vestia roupas rasgadas e que atravessava o velho oeste na companhia de seu cavalo e de uma matula de feijões. A receita do tradicional “Chili” mexicano foi adaptada à nossa feijoada e nasceu o “feijão do Trinity”. Preferida dos meus filhos, tem sabor de casa de mãe, de carinho de mãe. Tempero perfeito de sabor e afeto. Surpreenda-se também.
Ingredientes
1kg de feijão roxinho; 1kg de carne moída de boa qualidade; 3 paios fatiados; 3 calabresas fatiadas; 500g de bacon picadinho; 2 cebolas picadas; 5 dentes de alho picados; 400g de molho catchup picante;
1 pimentão verde picadinho; óleo de soja para
refogar; sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de fazer
Cozinhe o feijão em água abundante. Separe grão e caldo. Reserve. Numa panela, refogue o bacon com a carne moída e deixe cozinhar bem, acrescente a cebola e o alho e os pimentões. Doure bem. Coloque os embutidos picados e refogue por 5 minutos. Acrescente os grãos de feijão, deixe apurar um pouco e coloque o caldo. Prove os temperos. Ferva até engrossar. Acrescente o catchup e ferva por 10 minutos. Sirva com arroz branco.