Rei dos festivais
Quando vai a festivais, Felipe faz questão de levar na bagagem ingredientes regionais pouco conhecidos no país anfitrião para os demais chefs. “Não faria sentido levar algo que faz parte do cotidiano daquele lugar. O ineditismo enriquece o evento”, conta. Dessa vez, para comandar o festim, Felipe escolheu a batata baroa que usa como base para executar um creme com cogumelos, castanhas e brotos. “A ideia é celebrar a comunhão da cultura brasileira com referências europeias, daí a ideia de um ingrediente tipicamente brasileiro com cogumelos portugueses e franceses.” Além do creme de baroa, Felipe prepara um bacalhau a 60 graus com legumes orgânicos, azeite e alecrim e paleta de cordeiro de leite assada com falso ovo e rosti, esta desossada no salão, à vista dos clientes.
Embaixador gastronômico
São nesses eventos mundo afora que Felipe acaba por exercer a função de “embaixador gastronômico” de Minas Gerais, o qual executa com gosto. “Os chefs de outras partes do mundo querem saber sobre a gastronomia daqui. Onde é o estado, o que comemos. Eles ficam surpresos ao saber que Minas Gerais é complexo e que temos influências de escravos, portugueses e indígenas. Costumo fazer uma comparação da cozinha mineira com a da Toscana ou da Borgonha, uma coisa de montanha, com pratos familiares”, ensina o “forasteiro”, que mal chegará de Portugal e já segue rumo a outros destinos com a bagagem sempre recheada de ingredientes típicos e muita história para contar.
RECEITA
Ingredientes
120g de batata-baroa, 100ml de leite integral, 50ml de creme de leite fresco, 30g de manteiga %2b 5g, flor de sal a gosto,
1 avelã, 1 amêndoa, 1 castanha-de-caju, 1/2 castanha-do-pará, 1/2 noz-borboleta, 1 shitake pequeno, 1 portobelo pequeno, 1 champignon paris médio, 2 bouques pequenos de shimeji, 1/2 specullos (biscoito belga de especiarias), 10ml de balsâmico envelhecido, brotos, ervas frescas e flores
Modo de fazer
Asse as baroas descascadas no forno a vapor até que estejam bem macias. Ferva o leite, o creme, 30 g de manteiga e processe na Thermomix junto com a baroa até formar um creme bem liso. Acerte o sal e reserve. Leve as castanhas ao forno médio até que estejam crocantes e reserve. Corte lâminas finas de metade dos cogumelos crus. Reserve. Numa frigideira de ferro bem quente acrescente 5g de manteiga e doure os cogumelos restantes rapidamente, preservando a textura. Reserve. Quebre o biscoito belga até formar uma farinha. Monte o prato dispondo primeiramente os cogumelos salteados, os crus e, em seguida, as castanhas. De forma harmônica e elegante, finalize com os brotos, ervas frescas e flores. Acrescente um pouco de farinha de biscoito, gotas de redução de balsâmico e flor de sal sobre os cogumelos. Aqueça o creme e sirva à mesa.