A chef Mariele Amorim é craque no preparo de carnes de porco. Desde pequena acompanhava o pai, técnico de mineração, que nas horas vagas cozinhava em casa para os amigos. Moravam em Vazante, interior de Minas, e como por lá não tem distração, o passatempo era ir para a cozinha. Foi assim que o pai passou a ser chamado para assumir a cozinha de toda festa que tinha na região, e a pequena Mariele ia junto, desde os 12 anos. Com ele aprendeu muito do que sabe, principalmente comida mineira, como feijão-tropeiro, feijoada, leitão, pernil, etc..
Trejetória “Meu avô tinha uma roça, roça mesmo, e minha avó criava porcos. Foi lá que aprendi a matar porco, vaca, galinha e preparar tudo, limpar e cozinhar. Aprendi a fazer até linguiça. Meu pai fazia tudo isso para o sustento da família”, conta Mariele, que veio para Belo Horizonte com 16 anos para estudar, com o sonho de fazer engenharia de alimentos. Começou, mas não terminou o curso. “Não era o que eu pensava. Queria fazer comida e não aprender cálculo.” Ficou um tempo parada até entrar em cursos pequenos do Senac e então ir trabalhar em um bufê. A partir desse trabalho passou a fazer mais cursos de empresas parceiras na Estácio de Sá. Depois de um tempo, foi trabalhar no restaurante Festim e descobriu do que gostava: produção e desenvolvimento. Decidiu fazer um curso no IGA para se aprofundar no ramo. Mais uma mudança de emprego: foi ser chef de cozinha da rede Supernosso e hoje é a coordenadora de gastronomia da empresa. Mariele também é personal chef atendendo reuniões de até 20 pessoas. Ela desenvolve o cardápio de acordo com o cliente e prepara tudo.
Para ela, a ceia de Natal é a união da família e a festa significa troca de segredos de receitas familiares. “Ir na casa das pessoas e vê-las se deliciando com o que fizemos com amor é uma grande alegria.” A chef Mariele Amorim preparou para o Degusta a receita do pernil que é um dos pratos mais presentes na casa de sua família no interior, uma forma de matar a saudade e homenagear seu pai, responsável pelo início de sua caminhada. Como acompanhamento, ela sugere a farofa de amêndoas crocantes com damasco e tâmaras.
Pernil com osso regado com ervas finas
Ingredientes
uma peça de pernil com osso de 7kg, 1,5l de vinho branco seco, 1 molho de tomilho fresco, 1 molho de alecrim fresco, 6 folhas de sálvia, 1 molho de salsinha picada, 1 molho de manjericão, 5 folhas de louro, 1 cabeça de alho picado, 1 xícara de azeite, 3 cebolas picadinhas, 1 colher de sopa cheia de sal, pimenta-do-reino a gosto.
Modo de fazer
de véspera, tempere o pernil com a pimenta-do-reino, as ervas (deixe os ramos inteiros, só separe as folhas do alecrim), o louro e regue com o vinho. Leve o pernil ao forno por aproximadamente 20 minutos. Ao final do tempo, retire do forno, regue com um pouco da marinada, cubra com papel-alumínio, abaixe a temperatura para 180 graus (forno médio) e volte com a assadeira ao forno por aproximadamente quatro horas. Regue o pernil, de 30 em 30 minutos com a marinada restante, completando com água se necessário. Ao final do tempo, verifique o cozimento do pernil espetando a lâmina de uma faca na parte mais grossa da peça de carne, sem encostar no osso. Se, ao retirar a faca, a lâmina estiver bem quente e os sucos que subirem à superfície saírem bem claros, o pernil estará cozido.
Farofa de amêndoas rocante
Ingredientes
100g de amêndoa, 50g de manteiga, 350g de tâmara, 2 colheres de sopa de açúcar, 200g de damasco, 500g de farinha de mandioca torrada, 1/2 xícara de azeite, 200g de uva-passa preta sem semente, 200g uva-passa branca sem semente, 1/2 xícara de salsinha picada, 2 de cebolas grandes picadas a brunoise, 1 colher de chá rasa de sal.
Modo de fazer
Fazer uma calda levemente dourada com o açúcar e misturar as amêndoas. Retirar do fogo e colocar em um recipiente untado com manteiga para que esfriem, separando-as. Em uma panela, aquecer a manteiga e colocar as passas, mexendo até que elas inchem. Refogar as cebolas com o azeite, adicionar as tâmaras e os damascos picados grosseiramente. Retirar do fogo e acrescentar as passas e a farinha de mandioca.