Como as flores mais resistentes, as delicadas também são ricas do ponto de vista nutricional, mas, por serem mais delicadas, exigem mais cuidados do cultivo até chegar à mesa do consumidor. Com o cultivo em Contagem , a Jardins das Ervas Dei Falci abastece os principais restaurantes de Belo Horizonte e as redes de supermercados que atendem a cidade. A produção de ervas e flores é coordenado por Graziela e a irmã Renata, que vieram da área de belas-artes. “Como trabalhávamos com arte, queríamos algo mais leve tanto no peso, as flores em comparação a legumes – e verduras –, como também que fosse sutil e mais suave.” Elas cultivam amor-perfeito, boca-de-leão, borragem, calêndula, capuchinha, flor de abóbora, flor de laranja e rosa roulet.
As pétalas de rosa podem ser usadas em sobremesas, saladas, infusões e conservas. Uma das flores mais populares, ela dá sofisticação aos pratos. De sabor suave e aroma perfumado, as pétalas podem ser usadas em pratos mais sofisticados. Quando o assunto é sobremesa, elas combinam com caldas e chocolates. “A rosa tem perfume e sabor delicioso, suave e delicado”, diz Graziela.
A capuchinha tem um gosto levemente picante. Nativa do Peru, ganhou o mundo depois de introduzida na Europa, no final do século 16. Ela é bastante usada no preparo de saladas. “A capuchinha é a campeã de sabor. É deliciosa. Cabe em tudo, desde drinques, pratos quentes e salgados, sobremesas e sanduíches”, diz. Ela pode ser usada inteira no prato ou somente as pétalas e até o talo é saboroso. Das flores, é a que se encontra com mais facilidade durante o ano inteiro.
Há muitos anos a calêndula é usada na culinária. A planta pode ser facilmente cultivada em hortas . Depois de desidratada, é empregada como corante em caldos, queijos e bolos. Também combina com saladas e pode ir até no arroz, em substituição ao açafrão. A tulipa harmoniza com atum, purês e também pode compor saladas. A origem da planta é a Turquia, mas se popularizou na Holanda.
A flor da abobrinha pode ser servida em sopas, saladas, risotos e como recheio de pratos salgados. Originária do Peru, a flor tem sabor suave. É bastante usada na culinária italiana. O amor-perfeito pode ser usado em sobremesas, em especial nas tortas. “O amor-perfeito é maravilhoso”, diz Graziela. Também é bastante utilizado para embelezar os pratos, o que agrada muito aos chefs franceses. “Na primavera, a floração vem com tudo. O vento de agosto e setembro chega para esparramar as sementes. Depois vem a chuva para completar o ciclo da semeadura.” As flores são usadas no preparo da salada do Zenna Caffé, localizado no Jardim Paulista, em São Paulo.
Insalata frutti e fiori com flores comestíveis
Ingredientes
100g queijo de cabra em pasta,
200ml vinagre balsâmico,
100g presunto de parma
12 morangos
1 manga
4 figos
1 alface-crespa roxa
1 rúcula
1 agrião,
1 porção de flores comestíveis
azeite a gosto
sal a gosto
Modo de fazer
Corte o presunto de parma em fatias finas e coloque-as em forno bem baixo para desidratar. Reserve. Em uma pequena panela, reduza o vinagre balsâmico até obter um xarope levemente adocicado. Faça pequenas bolinhas com o queijo de cabra. Fatie as frutas e monte a salada com as folhas, as flores, os chips de parma, o xarope de balsâmico e o queijo. Tempere com um pouco de azeite e sal.