Com o racha que houve recentemente entre os sócios do Comida di Buteco (CdB), o carismático Eduardo Maya (figura central do evento) desligou-se do festival e, com isso, muitos proprietários de bares decidiram não participar mais. Vários deles filiaram-se à Abrasel e vestiram a camisa do Bar em Bar, ajudando a engrossar o circuito: ano passado eram 34 casas, agora são 80. A maioria, 62, fica em Belo Horizonte; Juiz de Fora tem 13 e as demais cidades não têm mais que duas.
Leia Mais
Preferência dos mineiros, espetinho ganha espaço nos bares e restaurantesComeça na Região das Vertentes festival gastronômico e cultural que mobiliza nove cidades“Depois desse fato do Comida di Buteco, muitos bares nos procuraram. O Bar em Bar vem para somar nesse segundo semestre. Não enxergamos o CdB como concorrente, até porque é realizado em outra época e tem perfil diferente. Fora isso, somos uma instituição que trabalha pelo desenvolvimento geral do mercado. Percebemos grande evolução na comida dos bares nos últimos anos. Esses eventos afastam a inércia e estimulam a criatividade”, afirma Fernando Júnior, presidente da Abrasel-MG.
Todos os bares receberam a orientação de criar petiscos para o evento, embora não fossem obrigados a cumpri-la. O Xico da Carne, em BH, por exemplo, decidiu apresentar como novidade a carne de sol embutida: trata-se de uma linguiça de carne de sol recheada com queijo e servida com mandioca cozida com manteiga de garrafa e geleia de pimenta (R$ 25, para duas pessoas). O tira-gosto está presente nas três unidades do bar, nos bairros Barro Preto, Cidade Nova e Santa Inês.
Por terem aderido ao evento de última hora, comenta Fernando, os bares dissidentes do Comida di Buteco, em geral, não criaram pratos para participar. O público reconhecerá muitas casas que marcaram presença no CdB, como Adega & Churrasco, Bar da Cida, Bar da Lora, Bar do Doca, Bar do Rei, Bar do Veio, Bar do Zezé, Barção Moreira, Bartiquim, Chef Túlio, Família Paulista, Geraldim da Cida, Patorroco, Silvio’s Bar e Zoo Bar.
Promoção
Esta edição do Bar em Bar tem duas novidades. A primeira delas é a promoção das terças-feiras (até o fim deste mês), quando todos os bares participantes venderão os petiscos do evento com 50% de desconto a quem apresentar o guia impresso (distribuídos nos postos de informação turística da Belotur) ou aplicativo para telefone celular (que podem ser baixados gratuitamente). A segunda é a possibilidade de comprar pacotes de caravanas por três bares.
A organização do evento espera que sejam vendidos cerca de 30 mil petiscos em todo o estado durante o festival, mobilizando aproximadamente 70 mil pessoas. O preço de cada petisco varia entre R$ 15 e R$ 43,50 e estima-se que R$ 1 milhão sejam movimentados nesse período.
Bar em Bar
Festival com 80 bares em Minas Gerais, cada um representado por um petisco. Até dia 1º do mês que vem. A lista completa de bares está disponível no site www.barembar.com.br. As caravanas devem ser tratadas com a empresa Libertas: (31) 2516-0333. Informações sobre o evento: (31) 3282-5533.
Leia mais no Blog do Girão!