É isso para que se forme é necessário sol abundante. Suas principais características são ser oca se tornando crocante na boca – incidindo numa textura muito apreciada – e por ser mais leve, menos salgada e dissolver-se facilmente. Ela pode ser encontrada em diversos sabores e aromas. Eu mesma tenho uma coleção de flor de sal. Amo! A alta gastronomia é apontada por difundir os desejos, agradáveis, delicados e caros cristais de texturas variadas. O preço elevado mostra que, além de precioso, é acertado empregá-lo com prudência. Para melhor aproveitar sua crocância, o sal gourmet deve ser adicionado fora do fogo, somente na finalização dos pratos. Pode ser usado em qualquer tipo de preparo, e hoje, no Degusta, esse “ caviar dos sais” será utilizado na sobremesa. Na França, o caramelo, receita clássica feita com açúcar e creme há centenas de anos, ganhou nova versão em 1977, na Bretanha, quando foi colocado um pedaço de manteiga salgada no caramelo. Nasceu uma das mais apreciadas iguarias: caramel au beurre salé. Vou dar uma receita mais simples e uma que faço aproveitando o leite de búfala que vem da fazenda. Esse último, aromatizado com especiarias, fica maravilhoso! Meu Deus, estou escrevendo e sentindo o perfume que vem da cozinha... Dilucious!
Caramel au beurre salé
(Com especiarias e leite integral)
Ingredientes
1kg de açúcar; 5 litros de leite integral de búfala. Especiarias: 5 cardamomos, ½ pau de canela, 2 cravos, 2 anis-estrela :100g de manteiga, flor de sal a gosto
Modo de fazer
Derreta o açúcar até virar uma calda. Coloque o leite e as especiarias. Mexa até o açúcar dissolver. Mexa com frequência enquanto estiver engrossando. Quando adquirir a consistência desejada, desligue o fogo e adicione a manteiga. Misture bem. Ao degustá-lo adicione uma pitadinha de flor de sal. Os que forem mais atentos notarão a pitada de sal na foto.
Com creme de leite
Ingredientes
500g de açúcar; 100g de manteiga com
sal; 1 litro de creme de leite fresco;
flor de sal a gosto
Modo de fazer
Derreter o açúcar até virar uma calda. Adicione o creme de leite e mexa até o açúcar dissolver e encorpar, adquirindo a consistência desejada. Adicione a manteiga e misture bem. Ao degustá-lo adicione uma pitadinha de flor de sal.
“DILUdica”: A consistência desejada pode ser mais ou menos firme. Prefiro mais mole. Você poderá utilizá-lo simplesmente à colheradas ou com crepes, que é um clássico na Bretanha, com sorvete, como recheio de bolos, fazendo-o transformar-se em sopinha, em petit gateau, crème brulée, pudim. Enfim, use sua criatividade e abuse dessa maravilha.