O pedúnculo de aparência exótica, aroma agradável e sabor singular é perfeito para colorir, perfumar, enriquecer e diversificar pratos da culinária tropical. Com ele fazem-se inúmeras preparações regionais, como a cajuada (suco puro adoçado com açúcar ou suco de caju batido com leite e acompanhado de farinha de mandioca ou farinha de castanha-de-caju), o mocororó (suco de caju fermentado), a jeropiga (conhecida como vinho de pasto – o suco, depois de filtrado, é cozido, misturado com álcool e engarrafado) a tumbança (farinha de castanha-de-caju misturada com farinha de mandioca, suco de caju, água e adoçado com rapadura); e a estrelada cajuína (suco de caju filtrado, engarrafado e cozido em banho-maria até adquirir cor âmbar).
Mas é com a castanha que a fruta entra no mercado econômico e gera lucros e frutos sociais. A castanha-de-caju pode ser classificada em três partes bastante distintas entre si: a casca, a amêndoa e a película. A casca possui uma parte esponjosa cujos alvéolos são preenchidos por um líquido que queima a pele e é inflamável denominado líquido da casca da castanha, LCC. A película é uma membrana muito fina, de tons avermelhados, que envolve a amêndoa, que é apreciada no mundo inteiro depois de passar pelo processo de torra.
Frigideira de maturi
l Ingredientes
500g de camarão médio fresco e limpo; 400g de maturi escaldado rapidamente em água quente; 3 ovos; 250ml de leite de coco; 2 cebolas roxa ( uma bem picadinha e outra em rodelas);2 tomates sem pele e sem semente picados; 1 tomate picado em rodelas; 2 colheres de sopa de pimentões coloridos picados 2 dentes de alho picadinhos; 1 pimenta dedo-de-moça sem semente e bem picadinha; 2 colheres de sopa de azeite de dendê; 50ml de azeite de oliva; coentro picado, sal e pimenta a gosto
l Modo de fazer
Numa panela em fogo médio, refogue a cebola picadinha, o alho e os tomates em azeite de oliva. Acrescente os pimentões e os maturis. Deixe apurar e junte os camarões. Tempere com sal e pimenta. Assim que os camarões cozinharem coloque o leite de coco e o dendê. Coloque o coentro e prove os temperos. Deixe esfriar. Separe as gemas das claras dos ovos. Na batedeira bata as claras em neve com um pouquinho de sal. Quando estiverem bem batidas acrescente as gemas. Delicadamente, misture a metade dos ovos batidos no refogado de camarões. Unte um refratário com azeite de oliva e despeje a mistura. Cubra com o restante dos ovos e decore com cebolas e tomates em rodelas. Pre-aqueça o forno a 180 graus por 10 minutos e leve o refratário ao forno até que os ovos fiquem dourados. Sirva imediatamente.