Com características específicas, adquiridas no processo de fabricação e de maturação, como consistência dura, superfície granulosa, odor suave para forte, sabor adocicado e ligeiramente picante, o Faixa Azul é fabricado no estado há mais de 70 anos e acaba de tornar-se ingrediente para uma receita inédita de fondue pré-pronto, recém-lançada no mercado nacional. A proposta enriquece as opções em torno do prato tradicional, ideal para consumo quando as temperaturas começam a baixar. “O queijo derretido e com uma temperatura agradável ao paladar cai muito bem com um vinho tinto. Logo o corpo fica aquecido em dias mais frios”, comenta Anne Napoli, diretora de marketing da Vigor.
Ainda segundo Meg, o fondue foi criado na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Devido às batalhas e ao inverno rigoroso, o acesso a mantimentos era restrito. Assim, os camponeses produtores de leite que moravam em regiões montanhosas aproveitavam os restos de queijo no preparo. “Ao aquecer o ingrediente, eles criaram uma refeição quente, simples, saborosa e nutritiva. A mistura ficava no fogo até derreter. Eles, então, mergulhavam pedaços de pão no creme borbulhante”, lembra.
Hoje, a receita também é servida com outros acompanhamentos e, geralmente, harmonizada com vinho tinto, em um ritual culinário típico do inverno. “Sugerimos acompanhamentos como batata sautée, salsichinhas berna, legumes como brócolis, cogumelos-de -paris e também o pão, seja italiano, de nozes ou de outros sabores. Todos esses ingredientes ficam perfeitos quando mergulhados no queijo derretido e quentinho”, ensina Meg. Mas para criar uma receita exclusiva de fondue, basta um pouco de imaginação. “A receita tradicional agrada à maioria, mas há versões para todos os gostos, com sabores que variam do suave a queijos mais fortes, a exemplo do gorgonzola”, reforça Meg. Vale a pena experimentar e avaliar a versão que mais agrada ao paladar de cada um.
Além do fondue com queijo parmesão, a fábrica do Faixa Azul também lançou para este inverno o queijo parmesão ralado grosso, em lascas. Para divulgar as novidades, a empresa preparou programas de mídia com a participação do chef Olivier Anquier e disponibiliza no site algumas receitas que levam a iguaria no preparo. “Para quem ainda não conhece toda a versatilidade do Faixa Azul, produto artesanal, os programas sugerem dicas para harmonizar o produto com acompanhamentos diversos e bebidas, como vinhos e cervejas artesanais. Há, ainda, um vídeo que mostra todo o processo de fabricação do queijo, que na verdade é tido como uma obra de arte culinária”, encerra.
Fondue de queijo tradicional
Restaurante Chalezinho/São Paulo
l Ingredientes
para quatro pessoas: 250g de queijo gruyere, 125g de queijo emmenthal, 125g de queijo estepe (todos ralados), 1 copo de vinho branco seco (300ml), 1 colher de café bem cheia de fécula de batata, 1 dente de alho, 1 colher de sobremesa de kirsch, pimenta-do-reino moída a hora e noz-moscada a gosto.
l Modo de fazer
Esfregue um dente de alho no fundo e lateral da panela (de preferência um rechaud). Coloque o vinho na panela para aquecer e espere até começar a ferver. Acrescente os queijos (todos ralados) até que derretam. Misture com colher de pau e tempere com pimenta e noz-moscada. Quando a mistura estiver homogênea, coloque a fécula de batata dissolvida em 5ml de água. Mexa e sirva mergulhando pedaços de pão ou outros acompanhamentos.