Leia Mais
Lombo, farofa e umbigo de bananeira foram estrelas no Madrid FusiónCulinária mineira está no centro da programação da 11ª edição do Madrid FusiónMadrid Fusión apresenta culinária mineira a jornalistas internacionais e a mais de 50 mil visitantes Preciosidades de Minas serão degustadas por chefs de renome internacional do Madrid FúsionMinas Gerais é tema da edição 2013 do Madrid Fúsion Maior festival gastronômico do Norte do Brasil tem chef mineiro entre os destaquesChef brasileiro Alex Atala encerra Madrid Fusión com gastronomia sustentávelReinventada, alta gastronomia brasileira leva seu sabor para MadriFelipe optou por uma releitura do frango com quiabo. Exibiu a carne em interessante corte da asa, com as sementes fazendo o papel de “caviar”. Fred combinou distintos sabores com lombinho de porco defumado em madeira de barril de cachaça, palmito de guariroba tostado e mistura de molho rôti com doce de leite. Inspirado no cerrado, Leonardo reproduziu aquele solo árido com broa quebrada, sobre a qual colocou castanha de pequi glaçada, sorbet de cagaita, pó de buriti e mandioca cozida no melado com baunilha.
“Aqui no Madrid Fusión, a oportunidade é boa para mostrar o que a nova safra de chefs pode agregar à cultura gastronômica brasileira”, avalia Pablo. Para Leonardo, a palestra representou pequeno – e importante – passo: “Somos um grupo, representamos muitos colegas que não estão aqui. Espero que ações como essa ajudem principalmente a popularizar produtos mineiros. Às vezes, nem a gente que cozinha profissionalmente tem acesso a eles”. Este ano, o Madrid Fusión homenageia Minas Gerais.
Churros
Em termos de chefs estrangeiros, ontem foi um dia de altos e baixos. A espanhola Elena Arzak, que comanda o aclamado Restaurante Arzak, fundado por seu pai, Juan Mari, demonstrou experiências interessantes, como o falso papel maché comestível e a mistura de vinagre e farinha de arroz que, trabalhada como se faz com bala de coco, transforma-se numa espécie de fibra de milho.
Por outro lado, Andoni Luis Aduriz, o conceituado chef espanhol que ganhou fama à frente de seu Restaurante Mugaritz, decepcionou quem esperava conhecer suas investigações. Patrocinada, como outras palestras no evento, a apresentação teve como foco os sprays de alimentos desenvolvidos por ele em parceria com uma empresa. O produto facilita o preparo de massas para churros, tempuras e tortas.
O repórter viajou a convite do governo de Minas Gerais