Leia Mais
Cachaça Gourmet irá mostrar receitas à base da bebidaGoverno de Minas e Prefeitura de Salinas inauguram o Museu da CachaçaSecretário de Turismo do Rio diz querer ''banir a cachaça mineira'' no estadoEm Salinas a bebida é uma das principais bases econômicas. Com produção de cachaça anual estimada em cinco milhões de litros e mais de 50 marcas comercializadas, a implantação do Museu da Cachaça de Salinas ajuda a consolidar o processo de valorização da cachaça artesanal mineira que tem ocorrido ao longo das últimas décadas. Salinas, que começou a produzir e comercializar aguardente no início do século passado, concentra o maior número de produtores de cachaça de alambique do Brasil, é o único município mineiro que possui cadeia produtiva consolidada e o setor já representa 33% de toda a atividade econômica do município. Também é o único lugar do Brasil que oferece curso de nível superior relacionado a cachaça.
O Museu da Cachaça foi projetado para ser um diferencial no Norte de Minas e no Brasil. No que diz respeito à geração de emprego e renda, será um instrumento não apenas cultural, mas servirá para difundir e comercializar um precioso bem da cultura e economia de Minas e de Salinas. Falar da história da cachaça é fundir-se com a história do Brasil e o Museu da Cachaça em Salinas vem para mostrar a cachaça mineira no cenário cu
O museu foi projetado pela arquiteta Jô Vasconcelos. Já o Laboratório de Estudo em Museu e Educação da Faculdade de Educação da UFMG realizou o plano museológico e contou com a participação de pesquisadores da universidade para o desenvolvimento do conteúdo. O museu conta ainda com programa pedagógico, biblioteca, brinquedoteca, centro de produção audiovisual e sala de projeção multiusos. A implementação foi do Governo do Estado de Minas Gerais e a gestão fica sob responsabilidade da Prefeitura de Salinas.
Museu da Cachaça de Salinas
Avenida Antônio Carlos, 1.250, Salinas (MG) – (38) 3841-4778.
Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 19h.
Entrada gratuita.