Uai Entretenimento

Sony e Microsoft se unem para produção de videogames em streaming

O líder japonês da eletrônica Sony e a gigante americana da informática Microsoft anunciaram nesta quinta-feira uma cooperação na área dos videogames online, acabando com anos de concorrência no setor.


As duas empresas firmaram uma carta de intenções na qual manifestam a vontade de "analisar projetos conjuntos para seus serviços de jogos e conteúdos em streaming", todos baseados na plataforma Azure da Microsoft.


A colaboração também envolverá o desenvolvimento de semicondutores e das chamadas tecnologias de inteligência artificial (AI), baseada na experiência da Sony em sensores de imagens e nos avanços obtidos pela Microsoft no processamento de dados.


"Apesar de sermos concorrentes em certas áreas, a Microsoft já é, há vários anos, um parceiro-chave da Sony", justificou o chefe do grupo japonês, Kenichiro Yoshida.


A ideia dos videogames em streaming, que se apoia em uma poderosa infraestrutura de milhares de servidores, é permitir que se jogue a qualquer momento, de qualquer lugar, qualquer tipo de jogo, sem ter que comprá-lo fisicamente ou baixá-lo.


Em teoria, basta estar conectado com um aparelho compatível, mas desde que possua uma banda larga.


É o equivalente ao Netflix para os filmes e ao Spotify para a música.


Este anúncio conjunto dos gigantes que dominam os videogames com PlayStation (Sony) e XBox (Microsoft) ocorre pouco depois do Google prometer revolucionar o setor de diversão online.


O grupo americano lançará este ano a plataforma Stadia nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e em alguns países da Europa, como "o motor que redesenhará os jogos e o futuro", segundo Jade Raymond, que assumirá a presidência do novo estúdio de criação de videogames do Google.

 

.