Você já ouviu falar em Minecraft? A resposta provavelmente é “não” se você for maior de idade e não tiver contato com crianças e adolescentes.
Depois de criar o canal AuthenticGames no YouTube, há pouco mais de quatro anos, para mostrar seu desempenho no jogo, Marco Túlio Matos Vieira tornou-se uma celebridade da web e conta hoje com mais de 4 milhões de seguidores e 190 milhões de visualizações mensais em seus vídeos. O sucesso foi tanto, que ele resolveu escrever sua biografia, lançada em fevereiro deste ano, que já lidera os rankings de vendas da categoria.
Basicamente, seu personagem deve coletar blocos, por meio da mineração, e com eles pode construir o que a criatividade permitir: casas, castelos, cidades, qualquer coisa. Não há um fim, você não vence ou perde, apenas joga, com a opção de se conectar com amigos e interagir com eles. Foi nesse universo aberto à imaginação e à interatividade que Marco Túlio construiu seu sucesso.
Confira o primeiro vídeo de Marco Túlio para o canal:
POPULARIDADE Além do canal do YouTube, um dos 20 mais populares do país, ele administra um website e uma página no Facebook, que tem 1,4 milhão de fãs. “Começou comigo sozinho dentro do quarto e agora somos um time”, conta a jovem estrela, que dispõe de uma equipe composta por designer, ilustrador, social media, assessoria de imprensa e comercial.
Depois de superar o desafio de conciliar as aulas matinais do ensino médio com as madrugadas em claro gravando os vídeos, ele decidiu deixar a casa dos pais e se mudar para São Paulo, há oito meses. A razão da escolha pela capital paulista, segundo ele, foi a proximidade com algumas referências do meio, além da melhor oferta de conexão de internet.
“No lugar onde eu morava em BH, o Bairro Nova Granada, o serviço de internet era precário, chegava no máximo a 15 mega. Em São Paulo, tenho uma net mais rápida e, para o meio do YouTube, aqui tudo é mais fácil, todo mundo está aqui’’, diz o jovem, que, momentaneamente, abriu mão de cursar faculdade para se dedicar ao canal AuthenticGames
Além de gerir uma marca em expansão, Marco Túlio lida com outra responsabilidade, que é falar para um público com idade entre quatro e 17 anos.
“Como meu público é bem diverso, tento me policiar bastante, não falar palavrão ou não passar nada ruim para essa galerinha que me assiste”, garante o youtuber.
Ele chega a publicar três vídeos por dia na rede social, mostrando de maneira lúdica e bem-humorada estratégias, dicas e suas próprias construções dentro do jogo, além de fazer transmissões em tempo real e tirar algumas dúvidas dos fãs.
No domingo passado, cerca de 8 mil pessoas – crianças e adolescentes, em sua maioria – estiveram presentes no estacionamento do Minas Shopping, em Belo Horizonte, onde Marco Túlio Matos Vieira dedicou a tarde a autografar exemplares de seu livro, AuthenticGames – Vivendo uma vida autêntica (Astral Cultural, 160 páginas, R$ 19,90).
A multidão surpreendeu quem passou pelo local e o próprio autor, que chegou a ter cãibra nas mãos de tanto assinar. “Eu esperava umas 1 mil pessoas no máximo. Assustei quando o segurança me contou o número”, diz o jovem, que resolveu escrever sobre sua meteórica trajetória graças a uma ideia do pai: “Meu pai me deu a ideia. Achei muito legal e aí eu e ele começamos a escrever. Ele foi me auxiliando. Os maninhos e as maninhas que seguem a gente tinham muita curiosidade de saber como o canal foi criado, entre outras coisas, e com o livro eles têm essas respostas.”
O volume compila histórias vividas por Marco Túlio e seus amigos ao longo dos pouco mais de quatro anos que o canal AuthenticGames está no ar. Ele explica a criação de sua mídia e fala sobre o universo conhecido pela garotada que é fã de Minecraft. No ranking Publishnews, o livro é o mais vendido entre os títulos infantojuvenis e o terceiro na categoria geral. Nas próximas semanas, os lançamentos com a presença do autor serão nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.