Uai Entretenimento

PREMIAÇÃO

Fernanda Montenegro é eleita a mulher mais admirada do Brasil

Aos 92 anos, a atriz Fernanda Montenegro foi eleita, pela terceira vez consecutiva, a mulher mais admirada do Brasil na edição de 2022 da pesquisa do Instituto Qualibest.


O levantamento da empresa de pesquisa digital foi divulgado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, perguntou a 1.115 pessoas de todo o Brasil entre 18 e 27 de fevereiro "Quem é mulher brasileira, conhecida publicamente, que você mais admira?".

 

Segundo o QualiBest, a pesquisa que foi divulgada na última segunda-feira (07/03) demonstra a diversidade de perfis entre as mulheres mais admiradas. "São perfis distintos em termos de profissões, estilos musicais, faixa etária e representatividade", afirmou em nota a diretora geral do Instituto, Daniela Malouf.

 

Depois de "a grande dama do cinema brasileiro", como Fernanda é apelidada, estão os nomes como da cantora Anitta, de 28 anos, da atriz Taís Araujo, 43, da apresentadora Ana Maria Braga, com 72, e da ex-presidente Dilma Rousseff, com 74.


 

A veterana continua sendo uma das personalidades brasileiras mais exaltadas. Recentemente, Montenegro foi eleita imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é a primeira mulher a assumir a cadeira 17, que pertencia ao diplomata Afonso Arinos de Melo Franco.

 

"Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro", avaliou o presidente da ABL Marco Lucchesi.

 

Fernandona, como é carinhosamente chamada por amigos e fãs conseguiu menções e prêmios até então inéditos para uma brasileira.


Com 75 anos de carreira, Fernanda Montenegro é a única atriz brasileira que recebeu uma indicação ao Oscar por atuação em língua portuguesa.

 

artista foi indicada, em 1999, a estatueta de Melhor Atriz pelo filme Central do Brasil. Ela ainda ganhou o Emmy (considerado o Oscar da TV) de Melhor Atriz pelo seriado Doce de mãe, exibido como especial de fim de ano da TV Globo, em 2012.