Aos 92 anos, a atriz Fernanda Montenegro foi eleita, pela terceira vez consecutiva, a mulher mais admirada do Brasil na edição de 2022 da pesquisa do Instituto Qualibest.
Leia Mais
10 Curiosidades que talvez você não saiba sobre Fernanda Montenegro8 Famosas que levantam a voz pelos direitos das mulheresMaitê Proença expõe que já quebrou 24 ossos e dispara: 'Não foi lendo, né?'Ex-A Fazenda muda o visual e fãs ficam impressionados com transformaçãoVera Fischer nega ser rica e revela: 'Não sou, faço tudo sozinha'Karol Conká conta se entraria em outro reality: 'Pra quê? Aqui não, Brasil'Após término do namoro, Grazi Massafera desabafa sobre comentários Jade Picon revela que conquistou independência financeira aos 13 anosGrávida do primeiro filho, Viviane Araújo exibe barriguinhaVictor Fasano revela crise de pânico antes das gravações e explica sumiçoO levantamento da empresa de pesquisa digital foi divulgado pela colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo, perguntou a 1.115 pessoas de todo o Brasil entre 18 e 27 de fevereiro "Quem é mulher brasileira, conhecida publicamente, que você mais admira?".
Segundo o QualiBest, a pesquisa que foi divulgada na última segunda-feira (07/03) demonstra a diversidade de perfis entre as mulheres mais admiradas. "São perfis distintos em termos de profissões, estilos musicais, faixa etária e representatividade", afirmou em nota a diretora geral do Instituto, Daniela Malouf.
Depois de "a grande dama do cinema brasileiro", como Fernanda é apelidada, estão os nomes como da cantora Anitta, de 28 anos, da atriz Taís Araujo, 43, da apresentadora Ana Maria Braga, com 72, e da ex-presidente Dilma Rousseff, com 74.
A veterana continua sendo uma das personalidades brasileiras mais exaltadas. Recentemente, Montenegro foi eleita imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é a primeira mulher a assumir a cadeira 17, que pertencia ao diplomata Afonso Arinos de Melo Franco.
"Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro", avaliou o presidente da ABL Marco Lucchesi.
Fernandona, como é carinhosamente chamada por amigos e fãs conseguiu menções e prêmios até então inéditos para uma brasileira.
Com 75 anos de carreira, Fernanda Montenegro é a única atriz brasileira que recebeu uma indicação ao Oscar por atuação em língua portuguesa.
A artista foi indicada, em 1999, a estatueta de Melhor Atriz pelo filme Central do Brasil. Ela ainda ganhou o Emmy (considerado o Oscar da TV) de Melhor Atriz pelo seriado Doce de mãe, exibido como especial de fim de ano da TV Globo, em 2012.