Zélia Duncan está sendo processada por Neymar Jr. após criticar o jogador de futebol nas redes sociais em setembro deste ano.
Leia Mais
Neymar vai à Justiça contra Zélia Duncan após ser criticado em rede socialMineira critica Jair Bolsonaro no Miss Grand International 2021Falsa Alessandra Ambrósio mantinha romance à distância com outro homemGracyanne Barbosa dispensa calcinha em look para curtir a Farofa da GkayLidi Lisboa tem áudio vazado detonando Dayane Mello: 'Ser humano podre'Ex-affair de Gilberto abre o jogo sobre relação amorosa: 'Nunca começou'Mãe de MC Kevin rebate pedido de desculpas de MC VK: 'Não ajudou'A cantora e compositora está sendo acusada de "lesão à honra de Neymar Júnior, possivelmente difamando-o", devido a uma publicação no Twitter.
A artista se manifestou em resposta ao pedido de explicações do Fórum Central Criminal da Barra Funda, em São Paulo, e afirmou que apenas expôs sua opinião, sem ofender ou ultrapassar os limites da liberdade de expressão, de acordo com as informações do colunista Diego Garcia, do portal UOL.
"É impossível extrair das afirmações feitas por Zélia qualquer conteúdo que seja penalmente relevante", disseram os advogados da cantora na defesa.
Os profissionais reforçaram que Neymar é uma pessoa pública, portanto está sujeito a ser criticado publicamente, seja pela imprensa ou pelo grande público.
A equipe jurídica de Zélia cita a Constituição Federal, que dá liberdade a qualquer manifestação de pensamento, sobre qualquer pessoa, envolvendo tema de interesse público, ou não, de importância e de valor, ou não.
Os representantes afirmam que uma democracia livre e pluralista não diferencia o que é uma opinião valiosa de uma sem valor.
Na Justiça, a compositora argumentou que falou sobre o tema dos tributos envolvendo o atleta porque é um assunto divulgado amplamente pela mídia.
Ela ainda afirmou que a expressão "pague seus impostos" não afeta a honra de ninguém, visto que a questão tributária é passível de discussão.
E destacou que em uma democracia, os cidadãos têm liberdade de expressão para se manifestarem sobre qualquer tema ou pessoa de interesse público.
Por fim, a artista ratificou que foi o próprio camisa 10 da Seleção Brasileira quem veio a público incitar discussão a seu respeito.
Entenda a treta
A briga começou após o jogo da seleção, quando Neymar Jr. disse que não importava o que fizesse, ele não teria o respeito de comentaristas e jornalistas. Na época, o craque estava incomodado com duras críticas relacionadas ao seu peso.
Duncan, então, criticou o jogador na rede do passarinho.
"Não sou de futebol, mas Neymar me parece até agora uma promessa como atleta e uma decepção como cidadão. Quer respeito? Dê-se a ele e mostre serviços. Ah, e pague seus impostos!", escreveu a cantora, que posteriormente deletou a postagem.
Logo depois, a compositora compartilhou um post com a seguinte mensagem: "Puxa, gente, então o Neymar acha que não é respeitado como deveria? Alguém aí avisa a ele que nunca será. Respeito é coisa que se conquista e quem bate à porta dos trinta anos com comportamento de moleque perdeu qualquer possibilidade de chegar lá", enfatizou.
A postagem irritou o atacante, que abriu um processo cobrando 11 explicações de Zélia.
Os promotores de Neymar apontam que as palavras "ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e delas podem ser inferidos potenciais reflexos penais". Por isso, abriram o pedido de explicações contra a compositora.
O esportista quer que a artista confirme que fez a publicação, a defesa questiona a razão de Duncan ter apagado em seguida o tweet e explicações do que quis dizer quando afirmou que o jogador seria uma "decepção como cidadão".
"Em quais elementos objetivos e concretos a requerida (Zélia Duncan) se baseou para essa conclusão sobre a pessoa do requerente (Neymar), enquanto cidadão?", questionam os advogados de Neymar Jr.
A equipe jurídica do futebolista ainda questiona se a cantora gostaria de aproveitar o processo para se retratar das afirmações, apresentando desculpas formais ao atleta a serem reproduzidas nas mesmas redes sociais.
O jogador de futebol ainda pediu segredo de Justiça no processo, o que foi negado pelo Judiciário.