O Dia de Finados, nesta terça-feira (02/11), é uma data para relembrar com carinho de todos os que já se foram e não estão mais entre nós.
Pessoas visitam cemitérios, deixam flores e homenagens nos túmulos de familiares, amigos e ídolos. Em um ano difícil e marcado pela pandemia de COVID-19, relembre alguns artistas que nos deixaram.
Leia Mais
Após traição, Sammy Lee comenta sobre retomada do casamento com PyongSolange Almeida emociona fãs ao expor dificuldades no nascimento da filha Viúva de MC Kevin, Deolane Bezerra ganha buquê de admirador secretoEx-loira do Tchan, Silmara Miranda vira chefe na PRF e incomoda colegasDevendo R$ 3 milhões em pensão, goleiro Bruno compra carro novoLady Gaga posa nua e comenta sobre seu novo filme, House of GucciJoão Guilherme quebra silêncio sobre suposta traição de Jade PiconGilberto Braga
O autor de novelas da TV Globo morreu nesta terça-feira (26/10). O roteirista sofria de Mal Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. Apesar da doença degenerativa, o que levou Gilberto ao óbito foi uma infecção sistêmica, a partir de perfuração do esófago, e não conseguiu resistir às complicações.
Ele deixou o marido, Edgar Moura Brasil , com quem viveu por mais de quarenta anos uma bela história de amor.
Gilberto construiu um legado de mais de 50 anos na TV e deu vida à obras inesquecíveis: Vale Tudo (1988), Celebridade (2003), Paraíso Tropical (2007), entre outros títulos. Foi dele, também, a primeira adaptação para a TV de Escrava Isaura, obra literária de Bernardo Guimarães.
Cassiano
Em maio deste ano, o cantor e compositor Cassiano nos deixou, enquanto lutava contra uma grave pneumonia e uma doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). O óbito aconteceu depois de um choque séptico pulmonar.
O músico deu vida à letras que ficaram eternizadas na voz de Tim Maia, como Primavera e A lua e eu.
Cassiano tinha 77 anos e deixou um legado com várias canções e seis discos; sendo quatro lançados em carreira solo e dois com seu conjunto, intitulado Os diagonais.
Nelson Freire
O pianista Nelson Freire nos deixou na última segunda-feira (01/11), após morrer em casa. A causa do óbito não foi divulgada. Segundo amigos, ele foi vítima de complicações de uma queda que sofreu na rua há dois anos
Nascido em Boa Esperança, Minas Gerais, Nelson é considerado um dos melhores pianistas desta geração.
Tinha um talento muito orgânico e, durante décadas, se recusou a gravar discos, por acreditar que música se faz ao vivo, diante do público. Mas a partir do fim dos anos 90, Nelson Freire começou a trabalhar em estúdio e deixou alguns discos com a marca de seu talento.
O Corpo do pianista está sendo velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Depois, o corpo de Nelson será sepultado no Memorial do Carmo, no Caju, na Zona Norte da cidade, às 17h.
Luís Gustavo
O ator Luís Gustavo perdeu sua luta contra o câncer no intestino, que descobriu em 2018, e faleceu em setembro deste ano.
Aos 87 anos, Luís era São Paulino fanático e marcou época na TV Globo com personagens como Beto Rockfeller, protagonista da novela homônima da TV Tupi (1968), o detetive Mário Fofoca, de Elas por Elas (Globo, 1982), o estilista Victor Valentim, da primeira versão de Ti-Ti-Ti (Globo, 1985) e Vavá do humorístico Sai de Baixo, encenado entre 1996 e 2002.
Famosos vítimas da COVID-19
A pandemia de COVID-19, que matou mais de 600 mil brasileiros, também dizimou artistas. Algumas mortes abalaram muito o público brasileiro, como a de Tarcísio Meira, que foi internado junto com Glória Menezes, sua esposa. Enquanto a atriz conseguiu se recuperar, Tarcísio não obteve a mesma felicidade e acabou falecendo.
O Brasil também acompanhou com muita tristeza a jornada de Paulo Gustavo, que faleceu em maio por conta de complicações causadas pela COVID-19.
O falecimento do ator e comediante foi um dos que mais mobilizou e comoveu o país. A missa de sétimo dia de sua morte foi realizada aos pés do Cristo Redentor e contou com a presença de amigos da classe artística, como Fábio Porchat, Luciano Huck, além de seus familiares, como a mãe; Déa Lúcia, e Thales Bretas, seu marido.