Na última quarta-feira (20/10), o governo federal lançou uma campanha intitulada Respeitável Circo!, destinada a artistas e produtores do ramo circense.
Leia Mais
Sergio Marone alfineta Mario Frias: 'Não fosse seus olhos azuis' Blogueira processada por Eduardo Bolsonaro diz: 'Nada melhor para fazer''Se você apoia Xuxa, peço que nos siga', responde Bolsonaro à apresentadoraRafael Portugal sofre golpe e perde R$ 1,2 milhão para o Faraó do BitcoinDe fio-dental, Gretchen renova o bronzeado e bota o bumbum pra jogoWilliam Bonner ironiza viagem de Mário Frias: 'Por que não foi online?'Após ser criticado por Wagner Moura, Mario Frias dispara: 'Patético'Jair Bolsonaro manda indireta para Anitta e cantora rebateAntonia Fontenelle critica Mario Frias: 'Puxa-saco do presidente'Gabriela Pugliesi mostra áudio que Tulio Dek enviou no início do namoroCamilla de Lucas se pronuncia após acusação de destratar repórterJustiça liberta Dj Ivis, preso por agredir esposa na frente da filhaRafael Portugal sobre golpe do faraó do Bitcoin: 'não perdi nada'Luciana Gimenez relembra namoro com astro britânico Rod StewartDNA confirma que Marcos Araújo é pai do filho caçula de Pétala BarreirosA Fazenda 13: Como Lary Bottino, relembre peões com menos de 10% dos votosEntre os presentes na solenidade, estavam a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o atual secretário especial de Cultura, Mario Frias.
De acordo com as informações da Folha de S. Paulo, no evento a esposa do presidente do Jair Bolsonaro (sem partido) estava caracterizada como palhaça e identificada em uma plaqueta como "doutora Florinda".
Michelle vestindo um nariz vermelho de palhaço declarou: "Meus amigos, meus palhacinhos lindos".
"Olha, não aceito fazerem meme com o meu nariz, viu? Com certeza, ministra Damares, vai dar ruim", avisou a primeira-dama.
Durante a cerimônia não foram apresentados detalhes da iniciativa organizada por diversos ministérios, mas houve a distribuição de uma cartilha com sugestões para que gestores municipais resolvam problemas como falta de terreno adequado para montagem de lonas.
Veja, abaixo:
Em seu Twitter, Frias atacou artistas e disse que foi lançada uma importante campanha de valorização em prol de grupos circenses itinerantes no país.
"Uma área por muito tempo desvalorizada, por não servir ao glamour que movimentava a elite artística que monopolizava as verbas públicas da Cultura", escreveu o ator e apresentador.
Na mesma rede social, o secretário afirmou: "O circo tem que ser respeitado. Na minha gestão será prioridade".
Confira, abaixo:
Vale ressaltar que as artes circenses são contempladas na política de incentivo à cultura desde 1991 sob a categoria das artes cênicas.
Cartilha
Ao longo de 30 páginas, o arquivo exalta a importância cultural dos circos e pretende esclarecer os direitos e deveres de quem trabalha com o circo.
A cartilha também fala sobre as dificuldades no acesso à educação e à saúde, com a inclusão de populações em situação de rua, circense e povos ciganos nômades no programa Conecte SUS.
Além disso, o evento também anunciou o selo Município Amigo do Circo, uma premiação para cidades que apoiam o setor e que deve ocorrer no primeiro semestre de 2022.