O ator Paulo Gustavo, de 42 anos, vítima da COVID-19, morreu por volta das 21h10 desta terça-feira. A informação foi confirmada às 22h05. Mais cedo, os médicos chegaram a divulgar um boletim em que o ator apresentava um quadro irreversível, embora ainda mantivesse sinais vitais presentes.
COMUNICADO
%u2014 Paulo Gustavo (@PauloGustavo31) May 4, 2021
Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de COVID-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva.
A equipe médica acaba de emitir, novo boletim:
O estado de saúde do ator, que estava internado desde 13 de março no Hospital Copa Star, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, teve uma piora no domingo (2/5), conforme boletim médico divulgado na segunda (3/5).
Antes do agravamento, Paulo Gustavo chegou a interagir com o marido, Thales Bretas, segundo os médicos.
"Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido. À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa", descreveram os médicos no boletim.
Leia: Bolsonaro lamenta morte de Paulo Gustavo
Leia: Bolsonaro lamenta morte de Paulo Gustavo
A assessoria do ator também emitiu nota sobre o estado de saúde de Paulo Gustavo. "Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de COVID-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva e nas últimas 24 horas surgiram complicações graves. Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem", diz um trecho do comunicado.
“A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível", conclui a nota.
No último dia 26 de abril, em outro boletim divulgado, o ator apresentava uma nova pneumonia bacteriana. No entanto, segundo a equipe médica, ele apresentava "sinais discretos de interação com o meio, apesar do uso de sedativos".
Desde a internação do ator, diversos artistas e amigos publicaram em suas redes sociais torcendo pela recuperação de Paulo Gustavo e pedindo orações dos fãs.
Nessa segunda (3/5), após o anúncio do agravamento do estado de Paulo Gustavo, a amiga Tatá Werneck escreveu em seu perfil no Twitter: "Eu imploro a vcs com todo amor: tirem 1 minuto do tempo de vcs e peçam para que Paulo Gustavo veja o filhos crescerem. Por favor. Quem puder. Por favor . Eu peço c todo amor".
ECMO
No início de abril, Paulo Gustavo precisou passar por uma terapia conhecida como oxigenação por membrana extracorpórea, ou ECMO, na sigla em inglês. O equipamento funciona como coração e pulmão artificiais, para pacientes com órgãos comprometidos.
Também em 26 de abril, Thales Bretas postou uma imagem dos dois com a seguinte mensagem:
“Estamos de braços dados, juntos nessa caminhada em direção à luz! O caminho tortuoso não vai importar quando estivermos vivendo novas alegrias e agradecendo a vitória! Estou muito ansioso, mas já medicado pra aguentar esperar o que precisar pra te carregar comigo pra casa! Que saudade da sua presença tão forte e alegre! Tenho muita fé que você vai melhorar logo, e eu vou estar firme te esperando! Te amo!"