O engenheiro Masayuki Uemura, criador dos consoles Super Nintendo e NES, o famoso Nintendinho, morreu aos 78 anos na segunda-feira (6).
A informação sobre a morte, no entanto, foi divulgada apenas nessa quinta (9/12), em nota do Centro de Estudos de Videogames da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, onde ele era professor.
A causa da morte não foi divulgada.
Leia Mais
Games passam de fase e brigam como gente grande com o cinema e a TVO segredo de Among Us: por que o game faz tanto sucesso Vício em videogame é reconhecido como doença pela OMSMorre Arnaldo Jabor, aos 81 anos, após sofrer AVCA causa da morte não foi divulgada.
"Ele foi um dos gênios por trás de algumas de nossas melhores memórias de jogos", definiu o canal japonês Archipel, especializado em documentários sobre a cultura do Japão.
O desenvolvedor do Super Nintendo foi um estudioso pioneiro dos games.
Uemura começou a sua trajetória profissional na Nintendo em 1972 e era conhecido por ser o idealizador do sistema de games que ficou conhecido como Nintendo Entertainment System, lançado em 1983. O Super Nintendo foi lançado quase uma década mais tarde.
"Se você teve um videogame nos anos 1990, é muito provável que deve horas de diversão ao trabalho desse senhor", escreveu nas redes sociais um fã da empresa japonesa de jogos. "Mais um gênio que se vai", disse outro.
O engenheiro foi também produtor de games esportivos e clássicos como Mario Bros. Ficou na Nintendo até 2004, quando se aposentou. Mas seguiu atuando como conselheiro, pesquisador e professor.