O cantor Ubirany Félix do Nascimento, de 80 anos, do grupo “Fundo de Quintal” morreu nesta sexta-feira (11/12) em um hospital do Rio de Janeiro. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do grupo, o sambista estava internado com complicações de COVID-19.
Confira a nota do grupo:
*Nota oficial: falecimento do sambista Ubirany, do grupo Fundo de Quintal, por complicações da COVID-19*
É com grande lamento que o grupo Fundo de Quintal, por meio de sua assessoria de imprensa, vem a público informar o falecimento, na manhã desta sexta-feira (11/12), de Ubirany Félix do Nascimento, ‘nosso querido’ Ubirany, aos 80 anos de idade.
O sambista estava internado no hospital por complicações decorrentes de sua contaminação por covid-19.
A assessoria informará, posteriormente, questões sobre velório e sepultamento do sambista. Pedimos respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo.
Fundo de Quintal
O grupo surgiu em meados dos anos 70 nos pagodes do Cacique de Ramos, ambiente que deu ao mundo da música nomes como Zeca Pagodinho, Beth Carvalho, Almir Guineto, Jorge Aragão e outros. Ubirany ficava com o repique, ao lado de Sereno, Márcio Alexandre, Júnior Itaguay, Limpo, Ademir e Bira Presidente.
Colegas do sambista se manifestaram nas redes sociais. Confira:
O samba brasileiro está de luto. Descanse em paz, mestre Ubirany! Todas as nossas homenagens! pic.twitter.com/YiRJpcF4UQ
%u2014 Zeca Pagodinho (@zecapagodinho) December 11, 2020
Ubirany, o maior dos maiores. Inventor do repique de mão, peça fundamental em qq roda de samba. Um verdadeiro gentleman. Sempre sorridente,elegante. Esse vírus terrível leva embora um pedaço do subúrbio carioca. Q tristeza! Descanse em paz, Mestre! pic.twitter.com/0PQDTl5fn6
%u2014 Teresa Cristina (@TeresaCristina) December 11, 2020
*Estagiária sob supervisão do subeditor Daniel Seabra