Com início nesta quarta-feira (25/11), e seguindo com programação até sábado (28), o evento Unidas: mulheres em diálogos, projeto em parceria com o Goethe-Institut, reunirá convidadas em Salvador e Berlim como continuidade da luta pela igualdade de gênero. Ao todo, serão 40 mulheres na programação brasileira e 42 na alemã, realizando atividades como palestras, debates, grupos de trabalho e performances artísticas.
Entre as palestrantes estarão nomes como como Xênia França, Carla Akotirene, Katiúscia Ribeiro, Giovanna Heliodoro, Ana Fontes, Leandrinha Du Art, Keyna Eleison, Livia Sant’Anna Vaz, Carol Barreto e Lourdes Barreto, que participam em Salvador. Sibel Kekilli, atriz de Game of thrones, também estará envolvida na ação.
Entre as palestrantes estarão nomes como como Xênia França, Carla Akotirene, Katiúscia Ribeiro, Giovanna Heliodoro, Ana Fontes, Leandrinha Du Art, Keyna Eleison, Livia Sant’Anna Vaz, Carol Barreto e Lourdes Barreto, que participam em Salvador. Sibel Kekilli, atriz de Game of thrones, também estará envolvida na ação.
As atividades serão divididas em quatro blocos temáticos: Interseccionalidade, Direitos das mulheres e igualdade de gênero, Violência contra as mulheres e Prevenção de crises, com transmissão pelo canal do YouTube do Goethe-Institut Salvador-Bahia. Já em Berlim, o evento será somente on-line, mas conectado e simultâneo ao do Brasil.
Confira a programação
Quarta-feira, 25 de novembro
Às 15h, abertura do evento com uma cerimônia transmitida em português, alemão e espanhol, que reunirá Michelle Münterfering, ministra de estado no Ministério Alemão das Relações Exteriores; Carola Lentz, presidente mundial do Goethe-Institut; Julieta Palmeira, secretária de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia; Sibel Kekilli, atriz e membro-fundadora da rede Unidas; e Xênia França, cantora e membro-fundadora da rede Unidas. Após as boas-vindas, a palestra oficial de abertura fica a cargo da pesquisadora Carla Akotirene. Ainda neste mesmo dia, um brinde simbólico marca a união de forças.
Às 19h, haverá o momento de confraternização e arte, com shows da rapper Preta Rara e da cantora ameríndia Brisa Flow, em live musical.
Quinta-feira, 26 de novembro
A partir das 9h, início do bloco Interseccionalidade, com impulsos de Livia Sant’Anna Vaz, promotora de Justiça, mestra em Direito Público e doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas, e Nádia Akawã Tupinambá, mulher medicina, ativista e educadora.
A partir das 15h30, a pauta será Direitos das mulheres e igualdade de gênero, com Katiúscia Ribeiro, filósofa, professora e doutoranda em Filosofia Africana; Leandrinha Du Art, ativista; e Lourdes Barreto, ativista, prostituta e educadora.
Sexta-feira, 27 de novembro
A partir das 9h, início do bloco Violência contra as mulheres, impulsionada por Ana Fontes, empreendedora social; e Preta Rara, rapper, historiadora e escritora.
A partir das 15h30, início do bloco Prevenção de crises, com Julieta Paredes, ativista feminista-comunitária, escritora e compositora; e Thiffany Odara, pedagoga, educadora social e redutora de danos.
Às 19h, ocorre a vernissage da exposição Atenção para o refrão. Com curadoria de Tiago Sant’Ana, a mostra reúne obras das quatro atuais residentes do Programa de Residência Artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia: a multiartista Jade Maria Zimbra; a artista visual Juliana dos Santos; a artista visual e educadora social Kika Carvalho; e a coreógrafa Malu Avelar – junto a trabalhos de artistas como Marcela Cantuária e Yêdamaria.
Sábado, 28 de novembro
No encerramento, a programação brasileira se soma com a alemã e reúne resultados dos dias anteriores, novamente com transmissão em português, alemão e espanhol, para que as participantes do Brasil dialoguem ao vivo com as alemãs.
Às 13h30, início da ação com o debate Interseccionalidade, direitos das mulheres e igualdade de gênero, com a participação de Giovanna Heliodoro, historiadora, pesquisadora e comunicadora; e Valdecir Nascimento, professora e ativista.
Às 14h45, Violência contra as mulheres e prevenção de crises surge nas vozes de Keila Simpson, educadora e líder da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA); e Tamikuã Txihi, artista plástica e liderança indígena.
Às 16h, a atriz alemã Sibel Kekilli será entrevistada sobre a a prática e militância feminista, bem como a experiência como membro-fundadora e mobilizadora da rede Unidas. Sibel, que alcançou fama mundial com seu papel como Shae na série Game of thrones, milita pelos direitos das mulheres desde 2005.
Às 17h, a apresentação final será representada por Carol Barreto, ativista, professora e pesquisadora; e Elaine Bortolanza, pesquisadora, ativista e produtora cultural.
Serviço
Unidas: Mulheres em diálogos
Em Salvador e Berlim, com transmissão on-line pelo YouTube. www.youtube.com/goethebahia. De 25 a 28 de novembro. Verificar horários na programação. Evento internacional que fortalece luta pela igualdade de gêneros. No painel brasileiro, 40 mulheres realizam atividades como palestras, debates, grupos de trabalho e performances artísticas. Gratuito. Classificação indicativa Livre.