Frederick ‘Toots’ Hibbert, vocalista do grupo de reggae Toots and the Maytals, morreu na noite de sexta-feira (11), aos 77 anos.
“É com o coração pesado que anunciamos que Frederick Nathaniel ‘Toots ’ Hibbert morreu pacificamente esta noite, cercado por sua família no Hospital Universitário das Índias Ocidentais em Kingston, Jamaica”, disse sua família em um comunicado.
A causa da morte não foi divulgada, mas o pioneiro do reggae foi hospitalizado no mês passado após apresentar sintomas compatíveis com o novo coronavírus. Posteriormente, ele foi colocado em coma induzido, onde um representante do músico disse que ele estava "lutando por sua vida".
“Falei com ele há algumas semanas e lhe disse o quanto o amava e o que ele significa para mim”, disse Ziggy Marley em um comunicado. “Rimos e compartilhamos nosso respeito mútuo. Estou totalmente triste esta noite. Sentirei falta de seu sorriso e sua natureza genuína. Era como um pai para mim”, acrescentou.
A morte de Toots Hibbert veio poucas semanas depois que Toots e os Maytals lançaram seu novo álbum, Got to be tough, o primeiro discoda banda em mais de 10 anos. Hibbert foi fundamental não apenas em levar o reggae para o mundo.
Ele foi um um dos primeiros artistas a utilizar a palavra oficialmente através da canção Do the reggay, lançada pelos Maytals em 1968.
Para formar este novo estilo, Hibbert mesclou gênero como rocksteady e ska com elementos do mento (música tradicional jamaicana), além de gospel, soul, R&B e rock & roll.
Em 1972, apareceu no filme The harder they come, que tem Jimmy Cliff como protagonista, incluindo Pressure drop na trilha sonora, canção que seria regravada por The Specials, The Clash e Keith Richards.