O jornal norte-americano The New York Times publicou um vídeo em que o youtuber brasileiro Felipe Neto faz críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do Brasil, Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira, 15.
Em seu site, o jornal explica que "o sr. Neto não costuma comentar sobre política normalmente". "Ele geralmente prefere entreter seus 38 milhões de seguidores no YouTube com suas críticas bem-humoradas à cultura pop."
saiba mais
Felipe Neto diz que pensa em recorrer de condenação por post sobre presidente da Funai
Justiça do DF condena youtuber Felipe Neto a indenizar presidente da Funai
Nunca irão me parar, diz youtuber Felipe Neto sobre ameaças
Felipe Neto é indiciado pela Polícia Civil e rebate: 'Denúncias caluniosas'
Vinny e LS Jack, uma parceria que rendeu rock
"Mas, conforme a quantidade de mortos aumenta, ele se torna mais franco. E a mensagem dele não é voltada apenas para os brasileiros - também é para os americanos", prossegue o texto. "Sou um youtuber brasileiro e crio vídeos engraçados, gerando opções de entretenimento para famílias ao redor do mundo. Mas, hoje, não estou aqui para fazer humor diante de uma plateia nova. E quando o palhaço precisa falar sério, você sabe que provavelmente o circo está pegando fogo", se apresenta Neto.
"Americans like to boast about being the world leader at everything,%u201D says @felipeneto, a Brazilian YouTuber. %u201CBut I'm certain that our leader, Jair Bolsonaro, is the worst Covid president in the world." https://t.co/eb2NctOXDz pic.twitter.com/szr70PRPET
— New York Times Opinion (@nytopinion) July 15, 2020
Na sequência, Felipe opina que "Jair Bolsonaro é o pior presidente do mundo" em relação à forma de lidar com a pandemia do novo coronavírus. São exibidas, então, algumas declarações polêmicas que o youtuber acredita terem ajudado o político em sua eleição.
O youtuber também compara a polêmica envolvendo um comício de Trump em Tulsa, no Estado de Oklahoma, em 20 de junho, durante a pandemia, com diversas aparições públicas de Bolsonaro, como em uma ida à padaria, um passeio de jet ski, e sua participação em manifestações.
Felipe Neto cita a defesa da hidroxicloroquina por parte de Bolsonaro, ressaltando que "não há evidência" do uso do medicamento contra a covid-19 e citando a imposição para que o Ministério da Saúde liberasse a substância para todos os pacientes.
Também são lembradas as demissões de Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich do cargo de ministro da saúde, ocupado interinamente por Eduardo Pazuello.
Um trecho da reunião de Bolsonaro com ministros em que o presidente defende armar a população para evitar uma ditadura também é exibido.
Em seguida, Felipe Neto relembrou declarações de Bolsonaro durante a pandemia do novo coronavírus, conforme os números de mortes aumentavam no Brasil.
Entre elas, "Não sou coveiro, tá?", "E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê?" e que a morte é o "destino de todo mundo".
Por fim, o youtuber opina que a "amizade" entre Trump e Bolsonaro é "crucial" para a popularidade do brasileiro.
"Se você está pensando no que pode fazer para ajudar o Brasil a lidar com o nosso lunático, por favor, não reeleja o seu. Neste novembro, vote para manter Trump fora da Casa Branca", encerra.
O vídeo pode ser conferido no seguinte endereço na internet:https://twitter.com/nytopinion/status/1283384677190045701