A terça-feira 2 de junho de 2020 ficará marcada para história cultural como dia do blackout. O Blackout tuesday, como ficou conhecido o movimento, é uma iniciativa em consenso em que gravadoras fecharam as portas, rádios pararam transmissões e artistas se silenciaram da internet. A motivação é gerar uma conscientização para o movimento antirracista que vem tomando força nos Estados Unidos e se espalhando no mundo todo após a morte de George Floyd por asfixia.
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#BlackOutTuesday: Famosos brasileiros aderem à campanha contra o racismo nas redes sociaisBlack Out Tuesday: artistas se unem em momento de silêncio para conscientização de questões raciaisAnitta anuncia live para 'ensinar como brancos podem ajudar na luta antirracista'Na quarentena, cresce aposta em livros motivacionais de autoconhecimentoGravadoras, como Columbia Records, Sony Music, Universal e Warner Music, anunciaram que não terão expediente em apoio à campanha e ao movimento Black Live Matters. Em uma homenagem mais direcionada, a Warner Music colocou fotos de famosos casos de pessoas negras que perderam a vida para brutalidade policial.
O Spotify trocou as capas das principais playlists da plataforma para versões feitas apenas em preto e tons de cinza escuro, e também fará uma pausa de 8 minutos e 46 segundos nas transmissões musicais, em referência ao tempo que o policial ficou ajoelhado no pescoço de George Floyd. Além disso, lançou uma playlist chamada Black Lives Matter com artistas e músicas importantes para o movimento negro. O Deezer enviou a todos os usuários uma nota de apoio ao Blackout tuesday e ao antirracismo.
Artistas como Elton John, Eminem, Quincy Jones, Michael B.Jordan e grupos, como Run DMC, aderiram a campanha postando uma foto preta nas redes sociais como uma forma de anúncio de silêncio na internet.