A atriz Gabriela Duarte, filha de Regina Duarte, publicou nesta quinta-feira (21/5), no Instagram, um texto em que defende a própria liberdade de escolher se posicionar publicamente ou não sobre assuntos políticos, sobretudo aqueles que envolvem a família.
A postagem acontece no dia seguinte à demissão da mãe do cargo de secretária de Cultura do governo de Bolsonaro. Desde a polêmica entrevista da então secretária à CNN, a filha, Gabriela, vem sendo bombardeada nas redes sociais com cobranças dos internautas por um posicionamento sobre o assunto. Muitos deles chegaram mesmo a pressionar a atriz para que interditasse a própria mãe.
Após um longo período de silêncio sobre o assunto, a atriz desabafou e defendeu o próprio direito de escolher se posicionar publicamente ou não, o que não a impediria de se posicionar de outras maneiras. “Um artista pode se posicionar politicamente se quiser. Existem os que fazem isso e tem suas razões. Essa, porém, nunca foi uma escolha minha”, começa o texto. “A profissão que escolhi já é bastante política em vários aspectos. Isso, no entanto, não faz com que eu deixe de me posicionar, mas o faço como uma cidadã normal. Voto e exerço meu direito de escolher pessoas que acho mais adequadas a me representar, mas não trago isso pra minha vida pública”, argumenta.
“Não tenho necessidade de mais do que isso, nem me sinto no direito de influenciar politicamente quem quer que seja. São escolhas, e escolhas são individuais. Cada um tem a liberdade de pensar de forma própria. E isso diz respeito a relações familiares também", complementa. O texto dá a entender, ainda, que a atriz tem divergências em relação à postura da mãe.