Allen Daviau, fotógrafo de E.T: O extraterrestre (1982) e outros filmes do diretor Steven Spielberg, morreu aos 77 anos, na quarta-feira (15), em Los Angeles, vítima da Covid-19.
A notícia foi dada pelo editor e escritor Colman Andrews, em publicação no Twitter. ''RIP Allen Daviau, meu amigo há quase 60 anos, diretor de fotografia e bon vivant, cinco vezes indicado ao Oscar, companheiro extraordinário de restaurante, alma pura, que nos deixou ontem à noite no Hospital MPTF, sua casa de longa data, depois de contrair a Covid-19. Salut, mon ami.''
saiba mais
Filha de Steven Spielberg é presa acusada de agredir o namorado
'Jurassic World: Reino ameaçado' retoma a fórmula de sucesso de Steven Spielberg
Novo filme de Spielberg mostra jovens diante do choque entre o real e o virtual
Spielberg produzirá série para a Amazon estrelada por Javier Bardem
Carlos Nunes faz live teatral nesta terça (21) como teste do formato
Natural de Nova Orleans, Daviau foi indicado ao Oscar de melhor cinematografia pelos filmes de Spielberg A cor púrpura (1985), Império do Sol (1987) e E.T. Além disso, ele foi indicado pelo trabalho nos filmes Avalon (1990) e Bugsy (1991), de Barry Levinson.
Em comunicado, Spielberg disse: ''Em 1968, Allen e eu iniciamos nossas carreiras lado a lado com o curta Amblin. Allen era um artista maravilhoso, mas seu calor e humanidade eram tão poderosos quanto suas lentes. Ele era um talento singular e um ser humano bonito.''
Daviau iniciou na profissão de diretor de fotografia gravando videoclipes musicais da era anterior à MTV para artistas como Animals e Jimi Hendrix.
Em 1983, ele conversou com a revista American Cinematographer sobre a preparação para as filmagens de E.T.: ''Sentamos com Steven e começamos a exibir filmes juntos. Esta é a melhor maneira que conheço para começar, assistindo nossos próprios filmes e os de outras pessoas, discutindo-os, evoluindo o estilo que queremos atingir.''
Daviau também descreveu sua cena favorita em do filme: ''Seria aquele em que o jovem [Henry Thomas] diz: 'Estou mantendo-o'. A garotinha [Drew Barrymore] avança, há destaques nos olhos de ET, nenhum detalhe no rosto e a luz é amarela, o efeito é muito semelhante ao de uma pintura de Maxfield Parrish. ”
Entre outros trabalhos de Allen Daviau estão A Traição do Falcão (1985), de John Schlesinger, Em Defesa da Vida (1991), de Albert Brooks e Sem Medo de Viver (1993), de Peter Weir.