Interditada desde a madrugada de sábado (8) após vistoria do Corpo de Bombeiros realizada às 3 da manhã, A Obra Bar Dançante, localizada na Savassi, não tem previsão de reabertura. A programação desta semana, a partir desta terça (11), será realizada em outros espaços de Belo Horizonte.
No Boletim de Ocorrência foi constatado “situação de risco iminente”. De acordo com o documento, destacam-se “problemas nas saídas de emergência e iluminação de emergência, além de vários outros problemas que colocam em risco a segurança dos frequentadores”.
Os proprietários da casa noturna contestam. “Tudo o que alegaram no BO está prevista no projeto de prevenção, que foi inclusive realizado e aprovado por eles”, comenta Marcelo Crocco.
Datado de 8 de outubro de 2018, o Laudo Técnico para Sistema de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico, aprovado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea), traz a seguinte conclusão: “O Sistema de Prevenção de Combate a Incêndio e Pânico, especialmente às condições de escoamento das pessoas em situação de pânico, suas respectivas saídas de emergência e rota acessível e as instalações de equipamentos previstos no projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, foi projetado e executado conforme a legislação em vigor e às normas da ABNT e encontra-se em perfeito estado de utilização sem nenhuma restrição” O laudo é válido até outubro de 2023.
Os responsáveis pela casa noturna ainda alegam que o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que A Obra não possui, não é de responsabilidade da casa noturna e sim do condomínio a qual ela pertence.
“Dessa forma, os comunicados divulgados pelo Corpo de Bombeiros Militar, incluindo as citadas advertência, multa e multa por reincidência pela existência de irregularidades referentes à segurança contra incêndio e pânico, foram entregues ao condomínio e não dizem respeito a alterações no imóvel sob nossa responsabilidade. Portanto, não nos parece razoável que A Obra seja penalizada individualmente”, afirma nota divulgada nesta terça nas redes sociais da casa nova.
A edificação onde A Obra está instalada é comercial. Somente a casa noturna foi interditada – os demais estabelecimentos continuam abertos normalmente. “Não faço a menor ideia de porque isto está acontecendo. Estamos tentando pressionar o condomínio para que faça a parte dele”, acrescenta Crocco.
Programado para esta terça (11), o encontro do grupo Todo Homem, que discute masculinidade, será promovido também hoje, a partir das 19h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação. Na quinta, o show das bandas Fodastic Brenfers e Atalanta será realizado na Growleria de Arte, Rua Sergipe, 629.
Na sexta, a festa Paradise será realizada no Pixel Bar, Rua Major Lopes, 470. O evento do sábado (15) ainda não tem novo local definido.