O tenor espanhol Plácido Domingo, de 78 anos, foi acusado por ao menos nove mulheres de assédio sexual, noticiou a agência Associated Press (AP) nesta terça-feira (13).
De acordo com a agência, seriam oito cantoras e uma bailarina, as quais trabalharam com Plácido Domingo nos últimos 30 anos.
Elas acusaram o tenor de tentar investidas sexuais, propondo benefícios na carreira, ou ameaçando prejudica-las, em caso de negativa.
Leia Mais
Kevin Spacey aparece em público dois anos após acusações de assédio sexualDisney retira cena de piada sobre assédio sexual com Barbies em 'Toy Story 2'Cuba Gooding Jr. se entrega à polícia após acusação de assédioXuxa afirma que sofreu assédio quando era menor em programa da GloboPlacido Domingo anuncia teste positivo para coronavírus Maria Clara Gueiros nega denúncia de assédio contra Marcius MelhemApenas uma permitiu que seu nome fosse relevado: a soprano Patricia Wulf. "Toda vez que eu saía do palco, ele ficava nos bastidores esperando. Uma vez, ele veio até mim, o mais perto que podia, colocou o rosto na minha cara e disse: 'Você precisa ir para casa hoje à noite?'".
Cerca de 30 pessoas também contaram à AP que presenciaram comportamentos inapropriados e de caráter sexual praticado por Domingo. Por sua vez, o tenor espanhol se defendeu.
"Sempre acredite que todas as minhas interações e relações tivessem sido bem aceitas e consensuais. As pessoas que me conhecem ou trabalharam comigo sabem que não sou alguém que intencionalmente magoaria, ofenderia ou envergonharia outra pessoa", disse Domingo, em nota à AP.
"As acusações desta pessoas não identificadas, que datam de até há 30 anos, são profundamente preocupantes e, como se vê, inexatas", comentou o artista.
"No entanto, reconheço que as regras e padrões que temos hoje - e devemos ter - são muito diferentes do que eram no passado", pronunciou-se, em nota.