Vilão de 'Blade Runner', Rutger Hauer, morre aos 75 anos

Ator morreu na sexta (19), na Holanda, e foi enterrado nesta quarta (24), segundo seu agente

por Estado de Minas 24/07/2019 14:34

Warner Bros/Divulgação
Rutger Hauer como o vilão Roy Batty em 'Blade Runner' (foto: Warner Bros/Divulgação)

Morreu na última sexta-feira (19), aos 75 anos, o ator holandês Rutger Hauer, conhecido por interpretar o vilão Roy Batty, no filme "Blade Runner - O Caçador de Androides" (1982). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) pela revista Variety. Segundo o agente do ator, Steve Kenis, Hauer morreu em sua casa, na Holanda, depois de um breve período doente, e seu corpo foi enterrado nesta quarta.

Apesar de ter atuado em dezenas de outros filmes, o ator ficou mais conhecido pelo seu papel como Roy Batty, o "violento replicante com alma", adversário do personagem de Harrison Ford, na ficção científica de Ridley Scott. Na época em que foi lançado, "Blade Runner" não fez sucesso nas bilheterias, mas depois se tornou um clássico. Em 2017, o filme ganhou uma sequência, "Blade Runner 2049", com direção de Denis Villeneuve e Ryan Gosling no papel principal –Harrison faz uma participação especial.

 

Veja o trailer de "Blade Runner":

 

 

É de Roy Batty um dos monólogos mais famosos da história do cinema. "Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer."

 

Rutger Hauer fez sua primeira aparição como ator em 1969 em uma série de televisão de capa e espada chamada "Floris", dirigido por Paul Verhoeven, então pouco conhecido.
Foi Verhoeven quem deu a ele seu primeiro grande papel, em "Louca Paixão", em 1973.

 

Mas foi em 1981 que ele atraiu a atenção do mundo do cinema nos Estados Unidos ao dividir a cena com o astro americano Sylvester Stallone no thriller "Falcões da Noite". No ano seguinte foi lançado "Blade Runner", no qual teve uma performance consagradora.


Comentando a morte do ator que revelou, Paul Verhoeven disse que "havia perdido seu alter ego". "Estou extremamente triste por ele não estar mais conosco, ele fará muita falta."

MAIS SOBRE E-MAIS