O cineasta italiano Franco Zeffirelli, conhecido por filmes como "Romeu e Julieta" (1968), morreu neste sábado (15), aos 96 anos, em sua casa em Roma, em decorrência "de uma longa doença que se agravou nos últimos meses", anunciou a imprensa italiana, cintando fontes da família.
Leia Mais
Em 'Dor e glória', Pedro Almodóvar faz ficção com a própria vida'Graças a Deus' mostra drama de crianças assediadas por padre francêsMorre, aos 94 anos, a atriz americana Sylvia MilesPai do rapper Eminem morre nos Estados Unidos aos 67 anosAtor Milton Gonçalves processa Paulo Betti por racismoDiretor, roteirista e produtor, Franco Zeffirelli assinou vinte longas-metragens em sua carreira. Ele foi o ícone de um cinema estético estudado com seu mestre Luchino Visconti e inspirado por obras-primas da literatura inglesa e grandes óperas.
Seu mais conhecido filme, "Romeu e Julieta" (1968), é uma adaptação de Shakespeare, a quem também emprestou "Hamlet" (1992, estrelado por Mel Gibson e Glenn Close) e "A Megera Domada" (1967, com Elizabeth Taylor e Richard Burton), uma lealdade que lhe valeu em 2004 o título de "Sir" na Inglaterra. Além do cinema, ele também dirigiu mais de trinta peças de teatro e óperas.
.