Paris é a cidade onde mais se filma no planeta. O que não faltam são obras do cinema que tem a Cidade luz como cenário. A Catedral de Notre-Dame, que foi atingida por um grande incêndio nesta segunda (15), e que é um ponto turístico mais visitado da Europa, com 12 milhões de visitantes anualmente - já serviu de locação e inspiração para cineastas do mundo todo. De acordo com o Internet Movie Database (IMDB), - que é uma base de dados online de informação sobre música, cinema, filmes, programas e comerciais - pelo menos 37 produções cinematográficas já tiveram este templo em estilo gótico, como cenário. A televisão e a literatura também já se inspiraram neste importante ponto de devoção e turismo da capital francesa.
O mais famoso deles é o romance O corcunda de Notre- Dame, de autoria do escritor francês Victor Hugo, publicado em 1831.A história ganhou adaptações na ópera e, principalmente no cinema. Atores como Henri Krauss, Anthony Quinn e Anthony Hopkins já interpretaram o personagem na telona. Uma das versões mais conhecidas é a animação da Disney, de 1996. A trama gira em torno de Quasimodo, o sineiro deformado de Notre-Dame e sua luta para ganhar aceitação na sociedade.
Em 2001, o filme francês O Fabuloso Destino de Amélie Poulain', que fez sucesso no mundo todo, truxe Audrey Tatou na pela de uma excêntrica garçonete do bairro parisiense de Montmartre que se empenha em fazer o bem para os outros a partir de pequenos gestos, mas sofre para encontrar o amor. No longa, ela percorre vários pontos turísticos parisiense e a Catedral é um deles.
Outro longa que tem a Notre Dame como locação é Meia noite em Paris (2001), do diretor Woody Allen. Gil (Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris, cidade que idolatra. Ele realiza vários passeios noturnos sozinho e descobre que, surpreendentemente, ao badalar da meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, onde conhece inúmeros intelectuais e artistas como F. Scott Fitzgerald, Ernest Hemingway, Salvador Dali. Numa das cenas da produção, Owen está num banco com a atriz e ex-primeira dama Carla Bruni e tem a Notre-dame justamente ao fundo.
Uma das cenas mais icônicas de O equilibrista (2008), documentário que levou o prêmio BAFTA, é do equilibrista francês Philippe Petit atravessando as torres da Notre-dame. O longa-metragem de James Marsh mostra como Petit atravessou os prédios mais altos do mundo, como a própria Catedral, a Baía de Sydney (Austrália) e a Catedral de São João (Nova York, EUA).
Em Antes do Pôr do Sol (2004), os personagens de Ethan Hawke e Julie Delpy - que se conheceram em um trem nove anos atrás, reencontram-se em Paris e percorrem a Cidade Luz, incluindo, a catedral gótica.
Show de luzes
Em 2017, a Catedral - que começou a ser construída em 1163 - , foi palco de um espetáculo de luz, imagens e sons, chamado Dame de Cœur, para lembrar o centenário do fim da 1ª Guerra Mundial. A suprerprodução teve 25 minutos de projeções na fachada, além de cascatas e fogos de artifício.