As primeiras horas após a confirmação da morte do jornalista Ricardo Boechat, 66, em São Paulo na manhã desta segunda-feira, 11. O jornalista estava em um helicóptero que caiu sobre um caminhão em trecho do Rodoanel, que dá acesso à rodovia Anhanguera, na Zona Oeste de São Paulo.
saiba mais
Jornalista Ricardo Boechat morre em queda de helicóptero em São Paulo
Morre o ator britânico Albert Finney aos 82 anos
O que esperar de Maisera, o talk show sob o comando de Maísa Silva no SBT
Viúva de Boechat relembra casamento em 1º aniversário sem o marido
Boechat é homenageado em novela da Globo
Ele aproveitou para homenagear Boechat, a quem se referiu como "o maior jornalista do país pela sua coragem, pela sua forma de combater a corrupção, pela sua forma de combater as injustiças. Era hoje uma das grandes referências da história do jornalismo brasileiro. A gente se pergunta se era essa forma de terminar." Veja a fala dele:
Datena dando ao vivo na Band dando a informação de que Ricardo Boechat havia morrido em acidente de helicóptero. pic.twitter.com/KrjhOgYF2D
%u2014 Luiz Carlos Pavão (@LuizCarlosPavao) 11 de fevereiro de 2019
Outros jornalistas usaram as redes sociais para prestar suas condolências à Boechat. A comentarista da Globo News, Míriam Leitão, foi uma delas, assim como o apresentador da TV Globo, Chico Pinheiro:
Conheci Boechat quando ele trabalhou no Bom Dia Brasil, no fim da década de 90. Eu participava de São Paulo e ele interagia com o Renato Machado, no RJ. Cheguei a apresentar o jornal com ele no estúdio. Sempre admirei seu trabalho. Sentiremos sua falta. R.I.P.
%u2014 Chico Pinheiro (@chico_pinheiro) 11 de fevereiro de 2019
Meu querido amigo Ricardo Boechat. Não posso acreditar. Eu lhe devo tantos favores, tantas palavras generosas em momentos difíceis. Você foi pessoa linda, jornalista maravilhoso. Ai Boechat, tão cedo, tão cedo amigo.
%u2014 Míriam Leitao.com (@MiriamLeitaoCom) 11 de fevereiro de 2019
O humorista Danilo Gentilli, que também dividiu os corredores da Rede Bandeirantes com Boechat, aproveitou para lembrar uma entrevista com o jornalista:
Por coincidência sempre entrávamos na maquiagem da Band no mesmo horário. A gente se divertia muito conversando. Ríamos bastante enquanto nos maquiavam.
%u2014 Danilo Gentili (@DaniloGentili) 11 de fevereiro de 2019
Tive a alegria de deixar uma das entrevistas mais divertidas que vc verá com ele: https://t.co/XgWo4kPaKG
:( #Boechat
Marcelo Adnet também postou uma mensagem de solidariedade à família de Boechat e companheiros de trabalho:
Que tragédia a morte inesperada do grande jornalista, genial e incansável Ricardo Boechat. Que nós jornalistas nos inspiremos sempre nele, na sua luta e na sua voz sempre presente. Vai fazer muita falta.
— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) 11 de fevereiro de 2019
A todos da @BandTV e @radiobandnewsfm nosso grande abraço e nossos sentimentos. Certeza de que são fãs do grande cara que Boechat era. À família, muita força e paz neste momento difícil, em especial ao amigo Rafa. Perdemos nosso companheiro das manhãs, mas não nossa memória.
— Marcelo Adnet (@MarceloAdnet) 11 de fevereiro de 2019
O presidente Jair Bolsonaro, que ainda se encontra internado em São Paulo recuperando de uma cirurgia para a retirada da bolsa de colostomia, escreveu uma mensagem de solidariedade ao jornalista e ao piloto do helicóptero.
É com pesar que recebo a triste notícia do falecimento do jornalista Ricardo Boechat, que estava no helicóptero que caiu hoje em SP. Minha solidariedade à família do profissional e colega que sempre tive muito respeito, bem como do piloto. Que Deus console a todos!
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 11 de fevereiro de 2019
Marcelo Freixo (Psol), deputado federal pelo Rio de Janeiro Marcelo, compartilhou dizeres parecidos em sua conta:
Muito triste com a morte de Ricardo Boechat e do piloto Ronaldo Quattrucci. Boechat é um dos jornalistas mais importantes e competentes do Brasil. Vai fazer muita falta! Deixo minha solidariedade aos amigos e familiares do Boechat e do Ronaldo.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) 11 de fevereiro de 2019
As homenagens se estenderam até o esporte. Ex-jogador do América e atualmente no Everton da Inglaterra e na Seleção Brasileira, o atacante Richarlison usou sua conta no Twitter para lembrar que Boechat era torcedor do clube mineiro. O América, por sua vez,usou seu perfil oficial para publicar sua mensagem de luto.
Hoje o mundo perdeu um grande jornalista e um torcedor apaixonado do Coelhão! Descanse em paz, Boechat %u2639%uFE0F pic.twitter.com/sX8E5A7T6D
— Richarlison Andrade (@richarlison97) 11 de fevereiro de 2019
Em 2015, quando apresentou um programa ao vivo do Mercado Central de BH, Boechat recebeu uma camisa oficial do #Coelhão e o cartão de sócio #OndaVerde.
— América-MG (@AmericaMG) 11 de fevereiro de 2019
Vai deixar saudades. Descanse em paz!