O Instituto Inhotim anunciou que reabrirá neste sábado, 9 de fevereiro. O museu estava fechado desde o dia 25 de janeiro, quando a barragem da Mina do Córrego do Feijão, da Vale, em Brumadinho. Há 150 mortos e 182 desaparecidos em consequência da tragédia.
De acordo com nota enviada pelo Instituto de Arte Contemporânea, a reabertura no sábado será com entrada gratuita para todos os visitantes.
Leia Mais
Em luto pela dor dos familiares das vítimas de Brumadinho, Inhotim adia reaberturaInstituto Inhotim vai ficar fechado ao menos até quinta-feiraMinistério do Turismo lamenta rompimento da barragem em Brumadinho e impacto em Inhotim Inhotim é evacuado após rompimento de barragem em Brumadinho Samuel Rosa e Rogério Flausino cobram justiça por BrumadinhoCom foco na acessibilidade, Festival de Verão da UFMG chega à 13ª edição Morre o ator britânico Albert Finney aos 82 anosPabllo Vittar admite que não mantém mais contato com AnittaO instituto havia inicalmente previsto sua reabertura para 1º de fevereiro, mas reviu essa decisão. Ao anunciar que permaneceria fechado, o Inhotim declarou que "a tragédia provocou impactos diretos no Instituto, uma vez que, dos cerca de 600 funcionários que emprega, 80% moram na região. Desses, 41 têm familiares diretos desaparecidos ou com óbito declarado, e os demais procuram por amigos e pessoas conhecidas. O cenário está sendo diariamente avaliado pelo Comitê de Crise formado para entender os impactos do desastre e traçar medidas em conjunto com os órgãos competentes em busca de minimizar danos".
De acordo com Grassi, a prioridade da Instituição continua sendo prestar assistência à comunidade. Nesta quarta-feira, 6, os funcionários do Museu voltaram a trabalhar e participaram de uma programação voltada para acolhimento e bem-estar, com meditação, ioga, exibição de filme e rodas de conversa.
Acesso
O trecho da BR-381, que é o mais acessado para ir ao Inhotim, está liberado. Todos os acessos via BR-040, passando por Retiro do Chalé, Casa Branca ou Piedade do Paraopeba, estão bloqueados.
Ingressos
Sábado (9 de fevereiro) e quartas-feiras (exceto feriados): gratuito
Inteira: R$ 44
Meia: R$ 22
Horário de funcionamento
Terça a sexta: 9h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriados: 9h30 às 17h30