Durante participação no programa 'Sensacional', da RedeTV, a apresentadora Sônia Abrão relembrou sua batalha na juventude contra um cisto no seio.
Leia Mais
ONU envia Angelina Jolie à missão de apoio aos refugiados no PeruAtriz Selma Blair revela que tem esclerose múltiplaRod Stewart revela que se curou de câncer de próstata"Já estava saindo um pouco da adolescência quando descobri um cisto. Eu tinha 19 anos. Vivo com a sombra dele até hoje, fiz cirurgia naquela época e o que parecia um só, na verdade, eram dois, então eu precisei abrir a mama. Eram benignos. Mas eu ainda tive de fazer mais umas quatro cirurgias na mama durante a minha vida", relembrou Sônia.
"A última pela qual passei foi há 12 anos, na mama direita. Os médicos acharam que era algo mais avançado, foi preciso esvaziar e retirar muito tecido. A mama é toda costurada, clipada por dentro. Minha vigilância é maior de seis em seis meses e é assim que eu vivo até hoje, com essa sombra.
Durante o mês de outubro é celebrado o 'Outubro Rosa', movimento mundial que visa estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares, alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, entre outros.
O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, quando há indicação médica. Saiba mais clicando aqui.
.