A atriz Beatriz Segall morreu nesta quarta-feira, 5, aos 92 anos de idade. Dona de uma vasta carreira na TV e no teatro, ficou marcada principalmente por interpretar Odete Roitman, vilã de Vale Tudo, novela exibida no horário nobre da Rede Globo há 30 anos.
Leia Mais
Morre, aos 92 anos, Beatriz Segall, a eterna Odete RoitmanFamosos lamentam morte de Beatriz Segall Beatriz Segall exibia um talento múltiplo ao representarAssassinato de Remy detona nova reviravolta em 'Segundo sol'A 13 capítulos do fim da trama, a personagem era assassinada e dava origem ao mistério "Quem matou Odete Roitman?", um dos mais lembrados da história das novelas brasileiras.
Entre suas vilanias, a empresária multimilionária, que era diretora de uma companhia aérea e se considerava mais europeia do que brasileira, era conhecida por suas opiniões muitas vezes radicais e preconceituosas.
Relembre a seguir algumas frases ditas por Odete Roitman em Vale Tudo:
Brasil
"Eu gosto. Acho lindo, uma beleza... Mas de longe. Só em cartão postal. Essa terra aqui não tem jeito.
Brasileiros
"É um povo preguiçoso. Isso aqui é uma mistura de raças que não deu certo. Conheço uns dois ou três que não são."
Violência
"Só há uma solução. É evidente que é a pena de morte. E pra ladrão e assaltante, cortar a mão em praça pública."
Odete Roitman
Em depoimento ao site Memória Globo, Beatriz Segall falava sobre Odete Roitman: "Acho que é uma personagem que vai ficar, não por minha causa, na história.
"A morte nem sempre é um castigo tão grande. O grande castigo que a fez sofrer, pagar por alguns pecados, foi a paixão que ela teve pelo César", opinava o diretor Dennis Carvalho.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo durante a época em que a novela ia ao ar, Leonor Bassères, uma das autoras da trama, explicava: "Foi o público quem matou Odete. Ela chegou a tal ponto da maldade, que ficou sem função.
Quem matou Odete Roitman?
A pergunta que marcou época na trama foi revelado em seu último capítulo. A personagem Leila, vivida por Cássia Kis, era a autora do assassinato. Porém, sua real intenção era matar Maria de Fátima, interpretada por Gloria Pires..