Quando se fala em Médicos sem fronteiras logo vem à cabeça a música Everybody hurts (Todo mundo se machuca), do R.E.M, que faz parte do filme institucional que a toda hora é exibido na televisão. Mas o que muita gente não sabe é que o MSF, como é conhecido, vai muito além de ser uma das organizações internacionais de ajuda humanitária mais respeitadas do planeta.
Leia Mais
Médicos Sem Fronteiras abre exposição de fotos e vídeos em BHEvento em BH tem música e contação de histórias em volta da fogueiraFestival Furor traz shows, oficinas e contação de histórias na programaçãoFundação Municipal de Cultura troca de comando em meio a polêmica envolvendo Lei de Incentivo Festival Verbogentileza leva programação cultural gratuita à Praça Floriano Peixoto
Uma das atrações de Conexões MSF é o encontro promovido com o público interessado em rabalhar com MSF. Serão duas oportunidades para mostrar as oportunidades de atuação na rganização e de interação com profissionais de MSF que estiveram em campo.
No sábado, a programação traz no Shopping Del Rey uma sessão de contação de histórias com o pessoal do Instituto Cultural Abrapalavra. De uma maneira recreativa e leve, os contadores irão abordar belas histórias de solidariedade pelo mundo. O Conexões ainda se propõe a levar para as regiões visitadas uma intervenção artística duradoura para manter viva a lembrança da ajuda humanitária. A partir de relatos de profissionais de MSF sobre suas experiências em diversas situações, artistas convidados representam com sua arte o que interpretam dos textos. Em BH, a produção deste Diário de Arte coube à artista mineira Criola, que traz à luz as violências sofridas pelas mulheres refugiadas. A entrega da obra está prevista para o dia 22 ainda em local a ser definido.
Apesar do Conexões MSF encerrar suas atividades amanhã (11), continuam em cartaz até o dia 22, duas exposições gratuitas sobre o trabalho de ajuda humanitária internacional em zonas de conflito, assentamentos de refugiados, entre outras regiões em crise.
Já Conexões, em cartaz no piso GG do Shopping Cidade, conta com 72 imagens que sintetizam o trabalho do MSF. Há registros feitos em mais de 20 países, incluindo Brasil, Afeganistão, Haiti, Iêmen, República Centro- Africana e Síria. Algumas imagens são interativas e colocam pessoas atendidas pelo MSF em evidência quando o visitante utiliza óculos infravermelhos. "A arte ajuda não só a divulgar, mas a compreender essas situações. Em geral, todas as vezes que levamos o Conexões MSF, a resposta do público é muito boa. E isso é muito importante para prosseguirmos com o nosso trabalho", frisa.
CONEXÕES MSF
Contação de histórias com Instituto Cultural Abrapalavra. Sábado, a partir das 16h, no Shopping Del Rey (Av.
Exposição Pessoas em movimento. De segunda a sábado, das 10h às 22h e, aos domingos e feriados das 14h às 20h, próximo à entrada do Teatro do Pátio Savassi (Av. do Contorno, 6.061, Savassi)
Exposição Conexões. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados das 10h às 16h, no piso GG do Shopping Cidade (Rua dos Tupis, 337, Centro)